terça-feira, 13 de junho de 2017

NEM SÓ DE GREVE VIVE A UECE

Por João Bosco Nogueira (*)
Uece lembra greve, disse-me certa vez um vestibulando. De fato, por motivos diversos, têm ocorrido, com excessiva frequência, longas greves nessa instituição. No entanto, nem por isso ela sucumbe. Como seu professor há anos, e que já integrou sua administração superior, posso atestar que se trata de uma das mais vivas e mais dinâmicas universidades públicas.
A Uece é como nosso semiárido, aparentemente morto, mas internamente pleno de vida, potente, capaz de ressurgir vigoroso com poucas chuvas. É assim nossa Universidade, milagrosa, apesar de seus parcos recursos orçamentários. No sábado 27 de maio, o cearense pôde constatar no Centro de Eventos sua capacidade de realizar prodígios, ao exibir sua portentosa Orquestra Sinfônica, acompanhando o talentoso e internacionalmente consagrado José Carreras. Não sei quem brilhou mais!
Durante o lindo espetáculo, eu pensava: por que nossas autoridades não prestigiam essa Orquestra em outros grandes eventos, a exemplo do Réveillon? Com o que se paga a um único artista ou banda de mau gosto, de música apenas para o corpo, talvez se pudesse pagar os salários dos membros dessa Orquestra por meses.
E que tal também música para a alma? E como o Brasil precisa de música para a alma! Que pena ver a música brasileira contaminada de mau gosto, mau gosto fronteiriço à violência! A música é tão forte que determina a cultura de um povo, e é por isso que precisa ser elaborada de bom gosto, também para a alma. A predominante no Brasil de hoje mostra nossas pobres realidades, inclusive a política.
Com sua magnífica Orquestra Sinfônica, a Uece mostra que não vive só de greves, e como se pode mudar para melhor o Brasil, mudando, pela música, o gosto do povo.
(*) Professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Publicado. In: O Povo, Opinião, de 6/6/17. p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog