quinta-feira, 15 de junho de 2017

SENHOR, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)
Estamos no mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, o coração que tanto nos amou e nos ama. O Sagrado Coração de Jesus é a fonte da santidade. É a fonte da misericórdia, a fonte dos sentimentos bons, a fonte dos pensamentos bons.
Um coração de onde emanam todas as virtudes, em especial a humildade e a mansidão, virtudes que devemos estar em constante aprendizado, como o próprio Jesus nos recomendou: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.
O sentido da devoção do Sagrado Coração de Jesus tem uma mensagem muito profunda, que é adequar o seu coração, o meu coração, o nosso coração ao Sagrado Coração de Jesus. Isso significa conformar, fazer com que o Coração do Cristo pulse junto ao meu, e o meu coração pulse junto ao Coração de Jesus. Significa revermos a nossa vida interior, porque, quando falamos a palavra coração, não é coração órgão; é coração interior, é coração afeto.
O nosso interior pode ser uma alavanca de crescimento, mas pode ser um poço de tristeza e, se não tivermos coragem de lidar com esse mundo interior, nos pensamentos e sentimentos, tendo atitudes diferenciadas, nós podemos viver perdidos, viver num emaranhado, numa teia que não termina nunca e cada vez mais vai nos afundando.
Adequar nosso coração ao Coração de Jesus é observarmos se os nossos pensamentos, o nosso falar, o nosso pensar e agir está de acordo com os dEle. É percebermos se os nossos sentimentos e ações são próprios de quem tem um coração como o de Jesus.
É dizermos para nós mesmos: Jesus não teria esse pensamento, eu também não terei. Jesus não teria esse sentimento; eu também não terei. No coração de Jesus não cabe amargura; então, eu não vou carregar amargura. No coração de Jesus não cabe ódio; então, não vou carregar ódio. No coração de Jesus, que é amor, não cabem mágoas; então, não vou cultivar mágoas, intrigas, discórdias e desavenças, porque vou conformar o meu coração ao dEle.
Evitemos cultivar o que nos mata, nos destrói. Tiremos o coração machucado, endurecido e coloquemos um coração de misericórdia, de amor, como é o de Jesus. É bom repetir: não se trata de um órgão, mas do nosso ‘eu’ mais profundo.
Devemos ter a lógica de Jesus, e não a do mundo. Uma lógica tão diferente que chegou a olhar para a mulher prostituta e ver nela a possibilidade de conversão. Um coração que foi capaz de olhar para Zaqueu e dizer: “Hoje vou à tua casa”, porque tinha liberdade interior, tinha um coração livre, puro. É esse coração que devemos ter.
Peçamos, então: “Tira, Senhor, nosso coração de pedra, incrédulo, duro, desacreditado, decepcionado e nos dê um coração igual ao Teu, misericordioso, compassivo, manso, humilde, pacífico, puro, santo e construtor da paz”.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 12/6/2017. Opinião. p.23.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog