sábado, 13 de janeiro de 2018

UM PASTOR COM "O CHEIRO DAS OVELHAS”

Por Padre Rafhael Maciel (*)

Bispo e pastor, que por vezes viu sua vida ameaçada para que outros tivessem vida, e vida em abundância

Há 10 anos voltava para a Casa do Pai o Cardeal Lorscheider. Gaúcho, Ordem dos Frades Menores de S. Francisco de Assis, foi ordenado presbítero em 1948 e nomeado Bispo de Santo Ângelo (RS) em fevereiro de 1962. Dom Aloísio foi arcebispo de Fortaleza, de 1973 a 1995, e pouco tempo após sua nomeação para a capital alencarina, foi criado cardeal, em 1976, pelo papa Paulo VI. Participou de dois conclaves, chegando a receber votos.
Paulo VI disse ao Cardeal Lorscheider, no dia da entrega do barrete cardinalício: “Ao saudar em particular o Senhor Cardeal, como membro do Sacro Colégio, queremos renovar-lhe todo o nosso apreço e complacência, pela sua dedicada atividade de sacerdote e de bispo, em plano diocesano, nacional e eclesial, nas iniciativas e organizações em favor da Igreja na América Latina e nos Organismos centrais da Santa Sé”. (28/5/1976).
Essas palavras de Paulo VI mostravam como era, de fato, reconhecido dom Aloísio: filho e homem de Igreja, que sempre se empenhou em dar de si para o bem da Igreja e para a vida das pessoas. Seu lema episcopal remete ao dom da entrega da vida pelo amor a Deus e ao próximo, recordando o mistério da Cruz do Senhor: “In cruce salus et vita”.
É pela entrega incondicional da sua vida em favor dos mais necessitados que ainda hoje se reconhece o legado do Cardeal. Bispo e pastor, que por vezes viu sua vida ameaçada para que outros tivessem vida, e vida em abundância. Como disse certa vez o papa Francisco: “Sede pastores com o ‘cheiro das ovelhas’, que se sinta este –, sede pastores no meio do seu rebanho, e pescadores de homens” (Homilia, 28/3/2013). Assim foi dom Aloísio Lorscheider.
Dom Aloísio foi, ainda, arcebispo de Aparecida (1995-2004) e ali reorganizou os serviços da construção do Santuário Nacional e, como era de se esperar, foi grande incentivador do trabalho pastoral com os romeiros. O Cardeal Lorscheider deixa para o episcopado brasileiro um testemunho da fidelidade à missão pastoral do bispo, sua entrega e sua vocação. E deixa para todos nós o testemunho de intrépido pastor na doação da vida pelas ovelhas.
(*) Presbítero da Arquidiocese de Fortaleza; Missionário da Misericórdia.
Fonte: O Povo, de 23/12/2017. Opinião. p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog