sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

RICARDO PEREIRA: um coração novo na Academia Cearense de Medicina


Ricardo Pereira Silva nasceu em Fortaleza-Ceará, em 1º/01/1962, filho dos médicos Zenirton Pereira Silva e Alice Maria Pereira Silva.
Cursou o Primário e o Secundário no Instituto Educacional de Alencar e no Colégio Cearense Sagrado Coração.
Ricardo Pereira graduou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1986.
Cumpriu Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/) da UFC, em 1987/88, e Residência Médica em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, em 1989/90.
Ricardo Pereira obteve os títulos de Mestre em Cardiologia, pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 1993, e de Doutor em Cardiologia, pela Universidade de São Paulo (USP), em 2001.
É docente do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, desde janeiro de 1994, exercendo, atualmente, o cargo de Professor Titular, promovido em 2017.
É diretor da Unicordis-Hospital São Mateus, na qual atua desde 1994.
Em sua produção científica constam 34 artigos publicados em revistas indexadas, sendo nove deles em periódicos internacionais. Apresentou 57 trabalhos científicos em eventos científicos e teve 44 participações ativas em congressos médicos. Foi co-orientador de três teses de doutorado e quatro dissertações de mestrado.
Ricardo Pereira participou de oito estudos multicêntricos internacionais e dois multicêntricos nacionais, com novas drogas em cardiologia.
Foi vice-presidente da Sociedade Cearense de Cardiologia, no biênio 2001-02, e presidente do Congresso da Sociedade Cearense de Cardiologia, em 2002. É diretor de qualidade assistencial da Sociedade Cearense de Cardiologia, desde janeiro de 2016.
O Ac. Ricardo Pereira foi empossado, em 22/09/17, na Cadeira Nº 19 da Academia Cearense de Medicina (ACM), cujo Patrono é o Dr. Jurandir Marães Picanço, em vaga anteriormente ocupada pelo Ac. Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, sendo recebido, na oportunidade, pelo Ac. Janedson Baima Bezerra.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da Cadeira Nº 18 da ACM

* Publicado. In: Revista Jornal do Médico, 13(92): 8, novembro-dezembro de 2017. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog