quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

SOBRE A INTOXICAÇÃO E A CERVEJARIA


Por Antonio Dercy Silveira Filho
"Parabéns aos servidores da saúde pública de Belo Horizonte e Minas Gerais que conseguiram estabelecer o nexo causal entre a “misteriosa doença” que atingiu inicialmente um bairro de classe média alta de BH e a contaminação de um lote da cerveja Belorizontina. A mais vendida do selo que a produz.
Estes servidores praticaram a investigação epidemiológica desenvolvida a partir dos princípios testados pelo médico John Snow (Londres, 1858), o pai da epidemiologia moderna.
A partir da ação de Vigilância em Saúde conseguiram barrar a progressão da tal doença e cobrar as medidas necessárias à reparação social.
Sabe quem são eles? Servidores Públicos do SUS, com a devida estabilidade de emprego e que agiram para a proteção de toda a sociedade.
Você que defende o fim do SUS ou o fim da estabilidade do servidor ou pior, a substituição de toda mão de obra laboral pública estatal pela privada, pense e responda para si mesmo:
1 - Você mora num bairro classe média alta? Acha que não usa o SUS, porque ele é só para os pobres? Toma cerveja? Então poderia ser você um dos contaminados que ficaram doentes, certo?
2 - Sem o SUS, a iniciativa privada iria fazer uma investigação dessas? Onde está o interesse econômico? Nas pessoas saudáveis ou doentes chegando aos hospitais e consultórios?
3 - Supondo que uma equipe de trabalhadores da iniciativa privada, não estáveis, pagos para fazerem a Vigilância Epidemiológica e Sanitária o fizessem e descobrissem que a cerveja mais vendida é a culpada da nova doença. Diante dos interesses econômicos e políticos que estrutura nossa sociedade, o que aconteceria com a investigação? O que aconteceria com esses trabalhadores sem estabilidade?
Agora...
4 - Entendeu a importância do SUS?
5 - Entendeu a importância da autonomia e estabilidade de emprego do servidor público?
6 - Entendeu o quanto você ficará vulnerável se isso acabar?
DEFENDA O SUS!
Ele é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira."
Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog