terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PESAR PELO PROFESSOR HERIVALDO FERREIRA DA SILVA


É com intenso pesar que aqui registro o inesperado falecimento na manhã de hoje, 28 de janeiro de 2020, do Dr. HERIVALDO FERREIRA DA SILVA, médico hematologista e integrante de corpo docente do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
À época da chegada a primeira turma do ciclo clínico, eu estava na coordenação do Curso médico ueceano, quando ele, voluntariamente, se prontificou a ministrar as aulas teóricas e práticas de Hematologia.
Após graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 1985, Herivaldo Ferreira da Silva realizou Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza, de 1986 a 1988, e especialização em Hematologia e Hemoterapia no Hospital Universitário Walter Cantídio (Hospital das Clínicas), de 1988 a 1989.
Prosseguiu a pós-graduação stricto sensu na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), obtendo o título de mestre em Medicina, em 1994, com a dissertação “Ácido desoxirribonucléico e ciclo celular de clone tumoral murino NSI/1 por citometria de fluxo”, e o diploma de doutorado em Hematologia, em 1999, com a tese: “Alterações na coagulação sanguínea, associadas a mecanismos indutores ou facilitadores no mieloma múltiplo, obtido experimentalmente”.
Em função da sua ilibada atuação profissional e do seu comprometimento com o ensino médico, foi seguidamente homenageado por diversas turmas da MedUece, tendo sido escolhido paraninfo da turma de 2017 e deu seu nome à turma formada em 2018.
O corpo do Dr. Herivaldo Ferreira da Silva está sendo velado, desde às 10 horas de hoje, no Velatório Aethernus, à Rua Pe. Valdivino, Nº 1.688. Amanhã, dia 29 de janeiro, pela manhã, acontecerá a missa de corpo presente, e, em seguida, seus despojos serão conduzidos para o sepultamento em Caucaia.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da MedUece

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog