terça-feira, 28 de janeiro de 2020

FINAL DE ANO, FESTAS E SUA SAÚDE


Por Weiber Xavier (*)
Férias chegando e as celebrações de fim de ano podem sobrecarregar as artérias e aumentar a cintura abdominal. São tantas as tentações e guloseimas que podem levar a um aumento no peso difícil de perder ao longo do ano.
A ideia é não se privar e não comer apenas alimentos entediantes, mas algumas dicas para ficar em forma e saudável durante esta temporada: alimentar-se regularmente, frequentemente, de forma consciente e balanceada. Não é prudente ir a uma festa com fome e esperar intervenção divina para ajudar a mantê-lo no controle.
Procure fazer refeições bem equilibradas e um lanche saudável antes de ir a uma festa. Uma refeição saudável e equilibrada deve consistir em uma proteína magra, uma pequena porção de gordura saudável e carboidratos ricos em fibras. Procure receitas que usem menos manteiga, creme, banha de porco, gordura vegetal e outros ingredientes ricos em gorduras saturadas. Peru ou peixe em vez de carne vermelha é uma opção saudável.
Mantenha-se hidratado. Se for ingerir álcool, procure tomar um copo de água entre as bebidas. Evite álcool com o estômago vazio. O álcool aumenta o apetite e diminui a capacidade de controlar o que você come.
Evite comer tarde da noite. Também é importante evitar comer aproximadamente duas horas antes de dormir. O metabolismo diminui quando se está dormindo.
Em um buffet, vistorie a mesa de comida antes de colocar qualquer coisa no seu prato. Após verificar todas as opções, você pode estar menos inclinado a acumular itens um após o outro.
O exercício é energizante, por isso, faz sentido fazê-lo mais cedo do que mais tarde no dia. Começar o exercício cedo é especialmente importante durante as férias, quando festas e atividades dificultam o acesso à academia depois do trabalho.
Não há pílula, nem receita mágica para permanecer no peso certo embora a comida seja parte integrante das férias, é importante prestar atenção ao que realmente importa, aproveitar a família, a alegria e a confraternização com os amigos.
Não há problema em comer ou comer demais de vez em quando, particularmente quando no dia a dia se tem equilíbrio e moderação.
(*) Médico e professor de Medicina da UniChristus.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 9/12/2019. Opinião. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog