quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Turma Prof. Dr. Herivaldo Ferreira da Silva – Medicina e Humanidade


Herivaldo Ferreira da Silva é médico, clínico, hematologista, professor, doutor, escritor, orientador, filho, pai, marido e amigo. Consegue atuar caprichosamente em todas essas esferas, unindo a competência técnica ao olhar empático para o outro.
Possui formação em medicina pela Universidade Federal do Ceará (1985). Tornou-se especialista em hematologia no ano de 1989. E após dez anos de sua especialização, sagrou-se Doutor em Hematologia com tese defendida na Universidade de São Paulo, a cerca do tema mieloma múltiplo, sob orientação da Profa. Dra. Helena de Benedetto Pozzi.
Desde as primeiras turmas de medicina do recém-criado Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) à época, contribui ora como professor de práticas médicas e ora como professor amigo da UECE, ministrando aulas nas disciplinas de Iniciação ao exame clínico e relação médico-paciente e de Clínica Médica I (hematologia). Também colabora para o Curso como preceptor do Hospital Geral Dr. César Cals na enfermaria e nos ambulatórios de hematologia do Departamento de Clínica Médica. No ano de 2015, foi convidado pelos membros da Liga de Oncologia da UECE, após o falecimento do saudoso Professor Dr. Antônio Wilson Vasconcelos, a tornar-se orientador da Liga, que, a partir de então, passou a chamar-se Liga de Oncologia e Hematologia da UECE.
Dr. Herivaldo ou carinhosamente Dr. Heri são vocativos muito repetidos por estudantes, internos e residentes dos serviços por onde é professor. Além de muito convocado para passar os casos da enfermaria e do ambulatório, o hematologista é lembrado de forma quase unânime pelo carisma que possui com seus alunos. Ele, de fato, é chamado por vocação a exercer a arte e a ciência da medicina e da educação médica. Reitero essa afirmação, pois é junto a seus alunos que ele se sente bem. É mestre que se faz pequeno para engrandecer-se.
Ministra boas aulas; é atento e minucioso ao avaliar cada paciente; sagaz ao questionar os alunos sobre o método clínico aplicado; didático quando faz questionamentos que relembram ao futuro médico a necessidade do estudo contínuo; empático ao elevar também o contexto social na definição de condutas; é curioso sobre a trajetória de cada estudante e interno que passa por suas mãos; parceiro ao sentar e discutir cada detalhe do trabalho de seus orientandos, não se furtando de tornar a escrita de artigos, livros, e trabalhos de conclusão de curso momentos de grande aprendizado; amigo quando se importa verdadeiramente com as pessoas ao seu redor.
Transformados pelo seu exemplo, muitos médicos optaram pela especialização em hematologia no estado do Ceará notadamente por sua contribuição. Este ano, Herivaldo Ferreira da Silva recebeu a honraria maior que um professor pode receber de uma turma médica. Será sempre uma alegria para cada aluno dizer pelos campos de trabalho que fez parte desta turma. A Décima Primeira Turma de Médicos da UECE, formada em 2018, torna-se maior ao receber o nome Turma Prof. Dr. Herivaldo Ferreira da Silva.
Matheus Martins de Sousa Dias
Concludente da MedUece – Turma 2018
Nota do Editor do Blog: Homenagem do concludente Matheus Martins de Sousa Dias em nome dos seus colegas de turma, publicada na Revista MedUECE de 2018.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da MedUece

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog