quinta-feira, 2 de setembro de 2021

JURAMENTO DE MAIMÔNIDES (Oração do Médico)

Com infinita bondade formaste o corpo do homem, o Deus!
Nele uniste forças imensuráveis, constantemente ativas,
Com tantos instrumentos para preservar a integridade
Dessa formosa casa em que reside uma alma imortal,
Com toda ordem e harmonia imagináveis.

Mas, se a fraqueza e a paixão embaraçarem essa harmonia,

As forças mencionadas atuarão — Uma contra outra.
E o corpo pode voltar ao pó d’onde veio.
Mandas aos homens o Teu mensageiro, a doença,

que anuncia a proximidade do perigo
e alerta para um preparo adequado para superá-lo.
A eterna providência designou-me

para zelar pela vida e pela saúde das tuas criaturas.
Que o amor da minha arte me inspire
Durante toda a minha vida!
Que nem a cobiça,
nem a sede da fama
e nem o desejo de reputação
dominem as minhas intenções,
pois inimigas da verdade e do autêntico amor aos homens
poderiam enganar-me com facilidade
e fazer-me esquecer os meus propósitos elevados,
de fazer o bem aos teus filhos.
Equipa-me com a força do espírito e da criação
para que ambos estejam sempre prontos para servir.
Aos ricos e aos pobres,
Aos vãos e aos ruins,
Amigos e inimigos,
E que eu jamais possa encarar um paciente
A não ser como criatura irmã que está sofrendo.
Se médicos mais instruídos quiserem aconselhar-me
Dê-me confiança, obediência e consideração,
Pois infinita é a aprendizagem nesta ciência.
Não é dado a uma única pessoa enxergar tudo
Que a outra possa ver.
Que eu seja modesto em tudo,
Menos no que se refere a minha ciência,
Insaciável no desejo dos conhecimentos.
Concede-me a força e a oportunidade
De sempre retificar os meus conceitos e
Entender os limites de meus conhecimentos,
Pois o campo é ilimitado
E o espírito humano, também,
No âmbito das suas conquistas,
Enriquecendo-as duramente.
Que hoje possa eu descobrir os enganos de ontem,

A respeito do que hoje se tem como estabelecido.
Ó Deus que me designas-te a zelar pela saúde
Das tuas criaturas, aqui estou, pronto para minha vocação

Nota: Juramento divulgado pelo Prof. Meraldo Zisman.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog