terça-feira, 23 de novembro de 2021

FORTALEZA, uma cidade no SPA

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)

Grupo preocupado com a qualidade de vida resolveu internar Fortaleza em um SPA, para recuperar sua pujança e a desposada do sol voltar a ser vista com todos os seus encantamentos. Criou então subgrupos buscando melhores e mais rápidos resultados nas intervenções.

Não eram grupos de trabalho, pois desses, diz a lenda, nasceu o ornitorrinco. Um pôs-se a reduzir o lixo acumulado nas ruas, calçadas, terrenos e outros lugares, onde são vistos a olhos nus e narizes tapados. Ao promover essa lipoaspiração, passavam informações para outros subgrupos.

Assim, pôde-se cuidar das calçadas, então intransitáveis pelos pedestres. Foram niveladas e retirados obstáculos, inclusive aqueles que teimavam em usá-las como suas propriedades. Incentivou-se as pessoas a cuidarem das fachadas e as empresas a reorganizar a fiação aérea.

Idênticos cuidados com os terrenos baldios, com a retirada de entulhos, capinação, arborização e construção de pistas para caminhadas e exercícios físicos. Aliás, essa equipe também cuidou do paisagismo de ruas, calçadas, praças e outros logradouros.

As informações partilhadas permitiram rever toda a cobertura das ruas, retirando asfalto onde ele acumulava sujeira e trazia aquecimento. Pisos ecologicamente corretos foram adotados, visando a nivelar a superfície, mormente nos locais com bueiros.

Centro da cidade teve atuação de subgrupo específico, com maior variedade de expertises, sendo tratado como uma pequena cidade a merecer novos pisos, calçadas, arborização, limpeza e, principalmente, habitabilidade e acessibilidade.

Para os bairros, cuidou-se ainda de verificar as condições sanitárias existentes, sendo todos contemplados com saneamento básico completo e as casas atendidas com água potável e esgotamento sanitário.

Na área de transportes, com as vias em condições ideais de tráfego, ficou facilitado o deslocamento, a inclusão de novos serviços e mais liberdade com diversos modais disponibilizados.

Com os resultados obtidos, os moradores de Fortaleza recuperaram a autoestima, felizes por ser a Terra do Sol, da Luz e do Amor o melhor lugar para viver. Pena que acordei. 

(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 11/10/21. Opinião, p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog