terça-feira, 16 de novembro de 2021

PESAR POR PROFESSOR MELQUÍADES PINTO PAIVA

É com grande pesar que informo o falecimento hoje (16/11/2021) Melquíades Pinto Paiva, docente aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor honoris causa da Universidade Estadual do Ceará.

Nascido em Lavras da Mangabeira-Ceará, em 6 de março de 1930, contava ele com 91 anos de idade ao falecer.

Formou-se engenheiro agrônomo pela antiga Escola de Agronomia do Ceará em 1952 e obteve o Doutorado em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo em 1972.

Ingressou no corpo docente da UFC em 1954, ano da fundação dessa universidade, tendo cumprido brilhante trajetória acadêmica, culminada em 1980, quando por concurso foi alçado ao cargo de professor titular.

Deu valiosa contribuição científica à Agronomia e à Engenharia de Pesca, área em que se destacou entre os grandes vultos nacionais, especialmente no campo da Ictiologia.

Era, atualmente, o decano do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), entidade que o acolheu como sócio efetivo em dezembro de 1974.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Sócio do Instituto do Ceará

BIOGRAFIA RESUMIDA DE MELQUÍADES PINTO PAIVA

Melquíades Pinto Paiva é filho de José Rodrigues Tavares Paiva e Creusa Pinto Paiva, nasceu no dia 6 de março de 1930, na cidade de Lavras da Mangabeira (Estado do Ceará-Brasil).

Engenheiro Agrônomo pela então denominada Escola de Agronomia do Ceará (1952), posteriormente incorporada à Universidade Federal do Ceará. Nos anos 1957–1958 estagiou no Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro), especializando-se em Ictiologia. Doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1972).

Iniciou em 1954 suas atividades docentes junto à atual Universidade Federal do Ceará e, através de concursos públicos realizados em 1980, atingiu os cargos de professor titular do Departamento de Engenharia de Pesca (aposentado em 1981) e do Departamento de Biologia (aposentado em 1987).

Tão logo ingressou no magistério superior, passou a desenvolver intensas atividades de pesquisa. Atua nos campos da ictiologia, biologia pesquisa, pesca, piscicultura e impacto ambiental de grandes projetos de engenharia. Isoladamente ou co-autoria, assina vasta produção bibliográfica, que chega perto de três centenas de trabalhos (1958-2005), incluindo-se livros técnico-científicos sobre assuntos diversos, editados no Brasil.

Na Universidade Federal do Ceará foi o diretor-fundador do atual Instituto de Ciências do Mar (1961-1976) e o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Pesca. Agora, é diretor-émerito do Instituto de Ciências do Mar (2003).

Como representante oficial do Brasil, desempenhou 19 missões diplomáticas (1966-1982), principalmente junto à Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico e à III Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Foi eleito vice-presidente da Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico, em dois biênios sucessivos, permanecendo no cargo no período de 1972-1975.

É membro de 31 sociedades profissionais, científicas ou culturais, estando seu nome incluído em importantes publicações que relacionam os especialistas das áreas científicas em que atua, entre as quais estão editadas pela Academia Nacional de Ciências e Conselho Nacional de Pesquisas, ambos dos Estados Unidos da América, e pela Organização de Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, sendo ainda verbete da Grande Enciclopédia Delta Larousse. 

No seu desempenho técnico-profissional tem prestado serviços de consultoria a empresas de engenharia e organizações internacionais. Desde 1975 passou a ser consultor e, posteriormente, engenheiro da Centrais Elétricas Brasileiras S/A – ELETROBRÁS (1982-1992). Pertence ao “Scientific Expert Group of the UNEP/UNESCO Project – Integrated Evaluation of water Resources Development”, a convite da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Na condição de representante do Ministério das Minas e Energia, desempenhou missões de serviços relevantes, como membro titular da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (1979-1986) e da Comissão Nacional de Assuntos Antárticos (1982-1986).

Sua militância conservacionista já cobre período de quase cinco décadas. Foi eleitos presidente do conselho Curador (1987-1990) e vice-presidente da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (1991-1993). Chefe eleito da Divisão Técnica de Recursos Naturais Renováveis do Clube de Engenharia (Rio de Janeiro-Brasil) – (1990-1991).

Foi agraciado com as seguintes medalhas: Amigo da Marinha, por ato do comando do III Distrito Naval (1971); Presidente Castelo Branco, outorgada pelo Governo do estado do Ceará (1984); Mérito Científico, outorgada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (1987); Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar, do Governo do estado do Ceará (1999). È cidadão honorário de Fortaleza desde o ano de 1982. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Sociedade Brasileira de Zoologia e o Comitê Organizador do XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia (Cuiabá-13/11/2000), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Zoologia do Brasil.

Agraciado com o Troféu Sereia de Ouro (2004), do Sistema Verdes Mares (Jornal, Rádio e Televisão) de Fortaleza. Foi considerado como um dos 2000 destacados cientistas do século XX, pelo International Biographical Centre, da cidade de Cambridge (Inglaterra).

Esteve como professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no seu departamento de Biologia Marinha (1982-1998); pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1993-2003); coordenador da equipe responsável pelo levantamento dos dados pretéritos, referentes a recursos pesqueiros, estuarinos e marinhos do Brasil, junto ao Programa de Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva - REVIZEE, conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (1996). Permanece desenvolvendo atividades de natureza científica e/ou técnica.

Sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Sócio fundador da Academia Cearense de Ciência, Letras e Artes do Rio de Janeiro e seu presidente no triênio 2003-2005.

* A biografia resumida acima serviu de lastro à proposta da concessão do Diploma de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará, redigida em 1º de setembro de 2006 pelo Conselheiro Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Coordenador do Curso de Medicina da UECE, e apresentada ao Conselho Universitário da UECE, que a aprovou por unanimidade.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog