domingo, 28 de novembro de 2021

RETORNO PRESENCIAL DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

 

Duas semanas após o anúncio da introdução do primeiro caso confirmado da Covid-19 no Brasil, a Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou no dia 11/03/2020 a sua reunião científica mensal, com a conferência “Medicina e Beleza”, cerrando, transitoriamente, como decorrência da pandemia que se alastrava no País, suas atividades presenciais abertas ao público.

Em princípio, cogitava-se que essa interrupção seria de curta duração e que, ao cabo de algumas poucas semanas, a ACM conduziria a eleição da sua nova diretoria em abril de 2020 e, em seguida, a solenidade de posse dos novos dirigentes logo em maio.

Em virtude da marcha da pandemia, com a adoção do lockdown e a aplicação de medidas restritivas determinadas pelas autoridades sanitárias, com vistas ao distanciamento social, na tentativa de debelar a expansão da epidemia, a Assembleia Geral Eleitoral (AGE) da ACM somente veio a ocorrer em 8/07/2020, fora da sede da ACM, que se encontrava fechada, recorrendo-se à forma híbrida (presencial e remota). Na ocasião, em ato contínuo, deu-se a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal.

A permanência e a duração incerta da pandemia por SARS-Cov-2, cá entre nós, levaram a ACM a procurar meios virtuais, para se manter ativa e cumprir as suas finalidades estatutárias, tendo realizado suas reuniões científicas ordinárias e instituído “webinárias” para discussão de candentes temáticas.

Um feito científico marcante da atual gestão foi a condução da XIX Bienal da ACM, exclusivamente focada na Covid-19, que alcançou grande repercussão no cenário científico nacional, com as apresentações dos seus trabalhos nas mídias sociais.

No correr desses tempos atípicos, a ACM viu-se solidariamente afetada pela ocorrência de casos de Covid-19 em vários confrades vitimados, os quais, para nosso gáudio, não nos foram subtraídos, mercê da ação nefasta das mitológicas parcas.

Com a flexibilização das medidas de controle da pandemia vigente, e estando com seus quadros social e funcional vacinados, a ACM rompeu o périplo dos vinte meses de distanciamento físico fraterno ao realizar em 10/11/2021, presencialmente, uma sessão científica e cultural, configurando um marco histórico largamente esperado, porquanto os membros dessa confraria ansiavam por esse momento de reativação da convivência física, com dispensa das plataformas virtuais.

O evento em epígrafe, contando com a participação de muitos acadêmicos e convidados, aconteceu no Auditório Castello Branco da Reitoria da UFC e consistiu do lançamento do livro “Da Milano a Fortaleza”, de autoria do Acad. Roberto Misici, e da Conferência “Autismo: como se posiciona a família, a sociedade e a ciência”, brilhantemente proferida pelo Prof. Francisco Sulivan Bastos Mota.

Para assegurar a continuidade de suas atividades, de forma presencial, mas atenta às normas de biossegurança ainda prevalecentes, a ACM programou os próximos eventos seguintes: Reunião da Diretoria (24/11/2021), Sessão Remêmora (1º/12/2021) e Confraternização natalina (3/12/2021).

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

*Publicado In: Jornal do médico digital, 2(19): 35-37, novembro de 2021. (Revista Médica Independente do Ceará).

RD-Novembro-2021-app.pdf (jornaldomedico.com.br)

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog