terça-feira, 2 de novembro de 2021

SANTAS CHAGAS DE JESUS, ESCOLA DAS VIRTUDES

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

A Sagrada Escritura é um tesouro inesgotável de sabedoria e as Santas Chagas de Jesus, no meu entendimento, uma escola das virtudes. Por isso, sempre as apresento associadas a uma virtude. O objetivo desta associação é para que não fiquemos apenas na dor e no sofrimento, mas possamos, pelos méritos de Jesus, merecer o céu e o convívio com Deus.

Caridade - para a Chaga da Mão Direita de Cristo, proponho meditarmos sobre a virtude da caridade. A caridade não é somente o gesto de doar algo. Trata-se do amor de Deus que existe em nós e se transforma em gesto concreto. Ela indica também o amor com o qual nós amamos a Deus.

Mansidão - a Chaga da Mão Esquerda de Jesus traz igualmente uma proposta curativa e redentora. A ela associo a virtude da mansidão, que faz parte da temperança. Ela emana do amor-caridade e é adquirida com o esforço contínuo, fruto da condição de sentir-se amado por Deus.

Fé - a Chaga do Pé direito de Nosso Senhor associo a virtude teologal da fé, a qual é necessária para a salvação, como disse o próprio Jesus: "Aquele que crer e for batizado será salvo" (Mc 16,16).

Esperança - a Chaga do Pé Esquerdo associo a virtude da esperança que é incorporada por Deus à nossa alma. É por ela que temos a certeza da ajuda divina e de que alcançaremos o céu, pois, se olhássemos para a nossa miséria humana, certamente perderíamos a esperança.

Humildade - a Chaga do Peito de Nosso Senhor Jesus Cristo, ela é o alicerce no qual todas as outras virtudes se sustentam; sem humildade não há edificação espiritual.

A verdadeira humildade coloca-nos prontos para servir, em uma atitude de alegria, e não em busca de honras. Faz-nos gratos a Deus pelos dons que temos, levando-nos a reconhecer que tudo de bom vem d'Ele, porque Deus é o Sumo Bem e nos dá a ciência de que as coisas ruins são fruto de nossas próprias escolhas.

Que o Senhor Jesus das Santas Chagas nos ajude a cultivar e vivenciar estas virtudes!

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 11/9/2021. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog