quarta-feira, 17 de novembro de 2021

COVID-19, a situação de gestantes e vacinas

Por Ricardo Martins (*)

Muitas gestantes têm me procurado para saber se elas podem se vacinar e se é seguro. Desde o mês de julho deste ano, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação de gestantes e puérperas - ou seja, aquelas que deram à luz há pouco tempo - com os imunizantes contra a covid-19.

O grupo foi incorporado ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) e foram previstas mais de 2,5 milhões de mulheres imunizadas. O cenário agora é de liberação dessas aplicações em gestantes com e sem alguma(s) comorbidade(s).

Isso somente ocorreu após análises técnicas, avaliações e debates por parte dos pesquisadores levando em conta os dados epidemiológicos.

Com as informações atuais já sabemos que o coronavírus e suas variantes podem causar formas mais graves da Covid-19 em gestantes, por isso, esse grupo é considerado de risco. Esse é mais um motivo para as futuras mamães ficarem atentas para buscar a proteção que elas e os seus bebês precisam.

O Ministério da Saúde, no entanto, orienta que em grávidas sejam aplicadas somente doses dos imunizantes da Pfizer e da CoronaVac, pois essas não possuem o chamado vetor viral. Enquanto que as vacinas da AstraZeneca e da Janssen utilizam essa tecnologia, sendo assim, são excluídas do plano de vacinação de gestantes e puérperas.

É necessário dizer que as pesquisas sobre a Covid-19 estão avançando cada vez mais em busca de uma proteção mais efetiva e que as vacinas existentes já fazem um bom trabalho quanto à imunização. 

No caso daquelas grávidas que, por algum motivo específico, tenham tomado a primeira dose da AstraZeneca, o Ministério da Saúde recomenda que aguardem o momento da passagem do período puerpério para que estejam habilitadas e recebam a segunda dose da vacina.

Vale ainda ressaltar que não se deve combinar doses de vacinas diferentes e que as normas de higiene e biossegurança contra o vírus da Covid-19 devem ser mantidas.

Reforço a enorme importância de tomar todas as doses recomendadas do imunizante, dessa forma você protege a sua vida, do seu filho e de muitas outras pessoas. Vacinas salvam.

(*) Ginecologista e obstetra.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 6/10/2021. Opinião. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog