segunda-feira, 8 de novembro de 2021

BRASIL VERDE: esperança para o meio ambiente

Por Artur Bruno (*)

A questão do meio ambiente é fundamental em todo o mundo. A sigla ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança), que representa o tripé da sustentabilidade, ganha crescente espaço nas estratégias empresariais, em sintonia também com a Agenda 2030 da ONU.

Não à toa, na reunião do Fórum Nacional de Governadores, ocorrida dia 23 de agosto, com 23 estados e o Distrito Federal, nasceu a ideia de criar o consórcio "Brasil Verde". A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, que representou o governador Camilo Santana na reunião, comentou que a medida é algo importante para dar força, relevância e efetividade para essa agenda.

A gestão ambiental do nosso Estado é um exemplo para o Brasil - que possui a maior biodiversidade do planeta - e que já foi protagonista na questão ambiental.

Lamentavelmente, no Governo Bolsonaro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) não tem se articulado com os estados e está fragilizando o IBAMA o ICMBio, reduzindo drasticamente as verbas. O MMA teve, em 2021, o menor orçamento dos últimos 21 anos.

O Brasil virou um pária do planeta, liderando o ranking do desmatamento ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a julho deste ano, a Amazônia sofreu desmatamento de 5.026,52 km², 6% a mais que em 2020. De agosto de 2019 a julho de 2020, houve um aumento de 9,5% na área desmatada no Brasil, em comparação com o período imediatamente anterior.

Por conta do descaso federal, o Brasil não tem participado do mercado de créditos de carbono, conforme acordo assinado pela União Europeia, sequer reivindicando estes recursos.

O mercado de crédito de carbono funciona a partir de acordos entre empresas e governos de países em desenvolvimento. Segundo o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Kyoto, o pagamento também pode ser feito de um país desenvolvido com alto nível de emissão de gases para um país em desenvolvimento com baixo nível.

Sem dúvida, o Brasil Verde é uma articulação necessária e forte, dos governadores, para que o Brasil volte a priorizar a política ambiental.

(*) Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) do Estado do Ceará. Sócio do Instituto do Ceará.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 2/10/21. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog