quinta-feira, 21 de julho de 2022

HONRA! A MOEDA DO AMOR

Por Rev. Munguba Jr. (*)

O nível básico da honra é quando somos reconhecidos por algo que realizamos. Como é gratificante ser valorizado, lembrado e celebrado. Não foi o que aconteceu com Jesus Cristo em sua cidade natal. Marcos 6:3 e 4 nos diz: "Não é este o carpinteiro, filho de Maria, Irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa". Jesus, muito provavelmente, serviu como carpinteiro em algumas casas e agora o menino simples se apresenta como o salvador do mundo, o Messias prometido. Jesus resolve andar em lugares onde Ele era celebrado e logo os milagres voltaram a acontecer.

O segundo nível de honra acontece quando as pessoas param para escutar o que temos para dizer. Em Marcos 12:37 lemos: "...e a grande multidão o ouvia com prazer". Honramos uma pessoa quando dedicamos tempo para ouvi-la com atenção e carinho.

O terceiro nível de honra é quando mudamos a nossa trajetória pela instrução e mentoria de alguém que honramos.

O quarto nível se revela quando assumimos posturas e comportamentos que assimilamos da história e das vidas de quem honramos. A mentoria é uma bênção! É crescer com a experiência e os conselhos dos mais vividos.

O quinto nível de honra se manifesta quando valorizamos as pessoas que não estão presentes. Os ensinamentos dos nossos pais que colocamos em prática, mesmo que eles estejam longe ou mesmo que já tenham partido.

José de Arimateia era um discípulo de Jesus Cristo que manifestou honra ao corpo de Cristo. Ele pediu a Pilatos para cuidar, preparar e sepultar o corpo de Cristo. Ele o fez em um sepulcro novo de sua família.

O último nível de honra que vamos abordar é quando presenteamos pessoas em reconhecimento a sua vida e sua notoriedade. Na Terra Santa temos dois mares bem especiais: o Mar da Galileia recebe as águas do Rio Jordão e o devolve em direção ao Mar Morto. Já o Mar Morto, em seus quatrocentos metros abaixo do nível do mar, não presenteia ninguém com suas águas. O resultado é que não existe vida nele e a cada ano que passa ele seca um pouco mais, mesmo recebendo as águas vindas do Mar da Galileia.

Honra é a moeda de amor que traz vida e prosperidade.

(*) Pastor Munguba Jr. Embaixador Cristão da Coreia do Sul Para a Implantação da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil.

Fonte: O Povo, 9/07/2022. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog