segunda-feira, 31 de julho de 2023

JESUS, O AMIGO MAIS CERTO DAS HORAS INCERTAS

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

No mês de Julho, além de celebrarmos com muita devoção Nossa Senhora do Carmo, celebramos também o Dia do Amigo.

Como é importante ter verdadeiros amigos. A Palavra de Deus nos ensina: "Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro." (Eclo 6, 14).

Jesus disse a seus discípulos: "Eu já vos chamo de servos, pois o que faz o seu senhor, eu vos chamo de amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi de meu Pai" (Jo 15,15). Jesus foi um homem que cultivou amizades, entre essas estavam os irmãos Marta, Maria e Lazaro, que moravam em Bethânia.

Na Semana Santa, quando acompanhamos os últimos passos de Jesus, a Segunda-feira Santa é chamada, a Segunda dos amigos, porque nas Celebrações Eucarísticas o Evangelho proclamado é sempre: João (12, 1-11), o qual narra que Jesus foi a Bethânia para ter um encontro com aqueles que Ele amava e quando chega é muito bem recebido.

Lázaro, o amigo por quem Jesus chorou e depois trouxe de volta à vida, era um dos que estavam à mesa com Ele.

Marta, a mulher leal, transparente e sincera, preparou o jantar e estava servindo Jesus e os convidados.

Maria, que nada tem a ver e erroneamente é confundida com a mulher pecadora. O fato é que ela apaixonada pelo Senhor, como também seus irmãos e como todos nós deveríamos ser, porque só vão vencer os martírios de hoje, quem realmente amar Jesus Cristo. Ela que quis beber da fonte do Senhor, sentiu, porque quem ama sente, que era o último momento com o Mestre. Ela sentiu que fisicamente não veria mais o Senhor e, num ato de amor, ela unge os pés de Jesus com nardo e os enxuga com os cabelos. Talvez aquilo que ela economizou a vida inteira, deu a Jesus naquele perfume tão caro, que Judas Iscariotes avaliou a possível venda em 300 moedas de prata. Comparemos, o mesmo Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata, que diferença, que desproporção. Marta, Maria e Lazaro representam tudo o que nós podemos ser para nossos amigos, mas principalmente que podemos ser amigos de Jesus. Nós precisamos aprender a fazer de nossas casas uma Bethânia, e sempre convidar Jesus a nos visitar. Sempre pedir: "Vem Senhor, vem na minha casa, vem jantar e partilhar daquilo que tenho. Vem na minha casa, sentar-se à mesa comigo e com meus familiares".

Convide Jesus e, como Marta, Maria e Lazaro ofereça o que tem de melhor, ofereça a essência do teu amor e exale em Deus o perfume da amizade, da comunhão e do serviço.

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 15/07/2023. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog