domingo, 5 de abril de 2015

DOM BOSCO: da infância à ordenação


Giovanni Melchior Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, no lugarejo de Becchi, no município de Castelnuovo D’Asti, a cerca de vinte quilômetros de Chieri, perto de Turim, no norte da Itália.
Era filho de Francesco Bosco e Marguerita Occhiena. Os Bosco eram pequenos agricultores, donos de uma diminuta propriedade e de alguns animais. A pequena família era formada pelos pais, por Antônio, um rapaz filho do casamento anterior de Francesco, Giuseppe e Giovanni, filhos do casal e pela avó paterna.
O infortúnio abate-se sobre essa modesta família, quando uma pneumonia tira a vida de Francisco, em 12 de maio de 1817, deixando João na orfandade, com menos de dois anos de idade.
Margarida, mulher simples e forte, assumiu sozinha a tarefa particularmente difícil de garantir a sobrevivência familiar. Sua mãe ensinou-lhe a ver Deus em tudo, principalmente na face dos mais pobres.
A ideia de dedicar seu tempo aos outros surgiu quando ainda não tinha cinco anos de idade. Aos 9 anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nesse sonho, um bondoso senhor e uma senhora, com um manto longo, recomendam a ele: Torna-te forte, humilde e robusto. A seu tempo, tudo compreenderás. Aprende com os saltimbancos dos circos ambulantes, dá espetáculo para seus colegas, conta-lhes histórias e conquista-lhes o coração. Leva todo mundo para a Igreja.
Antônio, seu meio-irmão mais velho, que não gostava dele, era analfabeto, rude e fanfarrão, não o deixava estudar, pois, para Antônio, ler e escrever eram futilidades prejudiciais aos afazeres domésticos e agrícolas. Assim, em fevereiro de 1828, João Bosco saiu de casa, com 12 anos de idade, empregando-se numa fazenda próxima a Castelnuovo.
Nesse trabalho, cuidava de bois na fazenda dos Moglia, usava o arado, moía os grãos e ajudava nos serviços da casa. Mas seguia com o seu hábito de estudar debaixo das árvores. No inverno, reunia no palheiro rapazes e moças do lugar para contar histórias, ministrar o catecismo, e, também, entretê-los com a exibição de alguns números de ilusionismos e acrobacias.
A sede do saber o atormentava, tornando-o pesaroso. Com a ajuda de um tio, vinte meses depois, em novembro de 1829, voltou para Becchi, isso somente quando Antônio se casou e saiu de casa. Nesse retorno, ele encontra a guarida do Pe. Colosso, seu pai e grande mestre espiritual, que lhe ministra as primeiras lições de latim e o encaminha para o sacerdócio.
Aos 15 anos, começou seus estudos secundaristas na escola pública de Castelnuovo. Em 1831, João Bosco matriculou-se no colégio de Chieri, onde completou os estudos secundários, e em 1835, ingressou no Seminário diocesano de Chieri.
Nesse Seminário, ele passou sete anos: dois cursando filosofia, e cinco, teologia. Os colegas constituíam o seu público natural, e, como líder nato, logo no primeiro ano de filosofia, foi eleito presidente da agremiação acadêmica. Pouco afeito à filosofia e à teologia especulativas, Bosco preferia as ciências religiosas positivas, poucos cultivadas nos seminários da época. Ele aprendeu francês e grego clássico, e iniciou-se no hebraico.
Nos meses de férias escolares, João Bosco voltava a Becchi, onde colhia trigo, cuidava das videiras, malhava o ferro, reunia os jovens e fazia excursões com eles, pois tinha necessidade de trabalhar e de agir.
Inteligente, dono de uma prodigiosa memória, e muito dedicado, aprendeu ofícios de alfaiate, ferreiro, encadernador, tipógrafo, dentre outros.
Em 5 de junho de 1841, o diácono Bosco, em meio à revolução industrial que desabrochava no norte italiano, foi ordenado sacerdote na capela do arcebispado de Turim, e, quatro dias depois, a população de Castelnuovo, jubilosa, reunia-se para presenciar a primeira missa solene de Dom Bosco.
Após a ordenação, três cargos religiosos foram oferecidos a Dom Bosco, porém ele fez uma escolha diferente, optando por prosseguir seus estudos no colégio eclesiástico de Turim, local que, segundo o próprio religioso, o ensinou a “ser padre”.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 11(91): 5, fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog