terça-feira, 7 de abril de 2015

PÁSCOA: Passagem

Paulo Mindêllo (*)
A Palavra Páscoa significa passagem.
É impressionante a sabedoria e a pedagogia de Deus.
A páscoa era uma festa profana, assim mesmo com “p” minusculo. Era uma festa pré-israelita, semítica, no tempo em que o povo era nômade e vivia do postoreio.
Quando o pasto já estava exaurido, o povo passava a procurar um novo pasto, capaz de garantir a sobrevivência do rebanho e do próprio povo.
Quando isso acontecia celebravam uma festa que se chamava páscoa, que era a comemoração da passagem do antigo pasto exaurido para o novo pasto, que simbolizava a vida, a sobrevivência do próprio povo. Deus então sabendo que esta festa estava inculturada na mente e no coração do povo, em maravilhosa pedagogia, celebra a Páscoa do Antigo Testamento, a Páscoa Judaica, que era a passagem da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida.
Como memorial da Páscoa imolavam um cordeiro, que era uma prefiguração de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Mas, a Páscoa Judaica era apenas em prenúncio, uma antecipação, um ensaio, uma imagem da Páscoa Cristã: A Passagem da morte para a vida, para vida nova, da escravidão do pecado para esta vida nova no amor através da morte e ressurreição de Jesus. Jesus é nossa Páscoa, a nossa Passagem para essa vida no amor.
A Ressurreição de Jesus é a vitória sobre o pecado e a morte com sua ressurreição nos legou a vida eterna plena e abundante.
Feliz Páscoa para todos!
(*) Paulo Mindêllo é do Corpo de Fundação da Comunidade Face de Cristo.
Fonte: O Povo, de 5/4/2015. Espiritualidade. p.13.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog