quarta-feira, 16 de outubro de 2019

PROTEÇÃO ANIMAL


Por Artur Bruno (*)
A alorização da fauna ganha corpo em todo o mundo. No Ceará, não é diferente. Além da necessidade de preservação de espécies silvestres, cerca de 60% das famílias possuem Pets. O governador Camilo Santana, sensível às questões ambientais, após criar a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), implementou, também, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais, que fará a gestão de políticas públicas relacionadas a este segmento.
Em decorrência, entre os dias 29/9 de 6/10, ocorrerá a 1ª Semana Estadual de Proteção Animal, promoção do governo do Estado, via Sema, com as bênçãos de São Francisco, padroeiro dos animais, celebrado em 4 de outubro.
O intuito é enfrentar problemas comuns em metrópoles, zonais rurais e áreas de proteção ambiental. Denúncias de maus tratos, abandono e reprodução sem controle de Pets; invasão de espécies antrópicas em unidades de conservação, comprometendo espécies nativas; captura, tráfico e ameaça de extinção de animais silvestres; necessidade de ampliação e regulamentação de espaços de convivência entre animais e seres humanos.
Há diversos desafios, como, por exemplo, integrar ações de proteção, defesa e bem-estar animal; implementar medidas de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente; promover programas de educação ambiental; realizar e divulgar levantamentos sobre a fauna; promover cooperação técnica entre órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino.
Vale destacar que, dia 2/10, será realizado o 1º Seminário Estadual de Proteção Animal, em parceria com a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa, o qual pretende capacitar os gestores municipais. O evento, aberto ao público, terá apresentação dos casos de Fortaleza e Sobral e, logo após, mesa de debate com os órgãos envolvidos na Rede de Proteção Animal.
O objetivo é construir, coletivamente, a Política de Proteção Animal do Ceará, congregando as instituições de forma solidária. Nossa fauna precisa de carinho e compromisso para sobreviver.
(*) Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) do Estado do Ceará. Sócio do Instituto do Ceará.
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 27/9/19. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog