quarta-feira, 2 de setembro de 2020

OS CONSELHOS PROFISSIONAIS

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)
Os conselhos profissionais, que congregam categorias como médicos, advogados, engenheiros, fisioterapeutas, administradores, dentre tantas, são novamente foco de uma PEC que poderá provocar mudanças desastrosas.
Embora parte da população não perceba bem o papel desses conselhos, muitas vezes por falta de divulgação adequada, eles são, de fato, formados para atender a sociedade, através da regulação, normatização e fiscalização das profissões, inibindo os maus profissionais e, assim, premiando os bons.
O registro no conselho proporciona credibilidade ao profissional, sendo um atestado de confiança e tranquilidade para quem utiliza o seu serviço, pois ninguém recorreria a um médico, engenheiro ou advogado, por exemplo, sem formação profissional adequada.
Quando a Constituição Federal estabeleceu o livre exercício das profissões, trabalhos e ofícios, requereu que fossem atendidas as qualificações previstas em lei, visando a prevalência do interesse público em relação ao de grupos ou outros segmentos.
Assim, o exercício público das profissões deriva das necessidades da sociedade e, no Brasil, está sujeito ao acompanhamento por conselhos criados em forma de autarquias, com autonomia administrativa e financeira, mantidos pelas contribuições dos profissionais inscritos e sujeitos ao controle do Tribunal de Contas da União (TCU).
Pelo interesse social, os conselhos detêm poder de polícia para aplicar sanções a possíveis transgressores, atuando não em defesa da categoria, papel dos sindicatos, mas da sociedade contra profissionais que não se conduzam com a necessária ética ou não detenham a habilitação técnica adequada, ou impugnando editais de empresas ou instituições que não respeitem o exercício privativo das profissões.
Visto assim, pode-se reafirmar que os conselhos, como prolongamento do Estado, têm nítida responsabilidade social, podendo e devendo articular-se cada vez melhor para que os novos profissionais a eles adiram e a população neles confie, além de proporcionarem aos associados oportunidades de cada vez melhor formação e reconhecimento, como o faz o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE). 
(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 8/6/20. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog