quarta-feira, 2 de setembro de 2020

IMUNOLOGIA E A VACINA ANTI-COVID-19 IDEAL

Por Profa. Dra. Thereza Maria Magalhães Moreira (*)

Como sabemos, o sistema imunológico é nosso sistema de proteção. Em uma virose comum, as células de defesa lançam Imunoglobulinas (Ig) na fase aguda (IgM) e crônica (IgG), que se ligarão aos antígenos (Ag), constituindo os Anticorpos (Ac), que bloquearão as unidades virais e, em sete dias, tudo tende a se normalizar.

Já na Covid-19, quando o SARS-CoV-2 começa a se multiplicar dentro do corpo, o sistema imunológico se atenta à presença dele e passa a agir também. Uma das reações do organismo humano tem sido a “tempestade de citocinas”, instigando forte reação inflamatória. Para controlar essa tempestade, pesquisadores estudam o uso de fármacos e o tratamento com anticorpos.

Mas, para prevenir a Covid-19, a grande corrida é mesmo pela melhor vacina anti-Covid-19. O caminho tradicional para desenvolver uma vacina tem, pelo menos, seis fases: 1) estudo do patógeno, escolha do tipo de vacina mais viável e fabricação daVacina; 2) testes em animais (ensaios pré-clínicos); 3) testes em humanos para verificar segurança, resposta imunológica e capacidade protetora (ensaios clínicos); 4) resultados das pesquisas com a vacina são checados por agências sanitárias regulatórias; 5) produção e distribuição da vacina para consumo; 6) acompanhamento e fiscalização dos resultados obtidos em larga escala. A Coronavac chinesa é uma das vacinas mais adiantadas, junto com a m-RNA-1273 Norte-Americana, com o adicional da primeira ser feita com o próprio vírus, enquanto a m-RNA-1273 é de RNA, normalmente com menor efeito. Embora existam mais de 100 vacinas em desenvolvimento, as principais estão listadas no quadro 1.

Desde que o mundo é mundo, conhecimento é poder! Atualmente, cada país tenta correr mais para lançar primeiro a vacina ideal anti-Covid-19, mas nenhuma delas já está disponível. Assim, na ausência de fármaco específico ou vacina, #PERMANEÇA EM CASA!!!

REFERÊNCIAS:

NIHCT – U. S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Clinical Trials. [2020]. Disponível em https://clinicaltrials.gov/. Acesso em: 26 ago. 2020.

OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. [2020a]. Disponível em: https://www.who.int/ith/diseases/sars/en/;

https://www.who.int/emergencies/mers-cov/en/. Acesso em: 26 ago. 2020.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog