sábado, 26 de setembro de 2020

Dr. MARTINHO: clínico de renome na Academia Cearense de Medicina

 

Martinho Rodrigues Fernando nasceu em Camocim–CE, em 29/05/1940, tendo como pais Fernando Rodrigues e Maria Coelho Rodrigues.

Seus primeiros estudos foram em casa, com os próprios pais. Completou o curso primário no Instituto São Raimundo e no Grupo Municipal; o secundário no Ginásio Municipal de Fortaleza. Fez o curso científico no Liceu do Ceará.

Em 1961 foi aprovado no vestibular de Medicina, concluindo a graduação médica na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1966. Quando fazia o curso médico, lecionou biologia em Cursos Pré-universitário e foi Monitor-bolsista da disciplina de Anatomia Patológica.

Concluída a graduação, Martinho iniciou a Residência Médica (RM) no então Hospital das Clínicas da UFC, atual Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Quase ao fim da RM, foi incumbido de coordenar o Internato (estágio rural) da turma de graduandos de 1968, em Quixeramobim-CE.

Começou a trabalhar no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ainda em fase pré-inaugural, no final de março de 1969. No HGF, Martinho trabalhou como plantonista da Emergência e no ambulatório de Clínica Médica. Dois anos depois passou a integrar a equipe de médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recém-inaugurada.

Em 1970, aprovado em concurso, assumiu como Professor de Semiologia Médica da Faculdade de Medicina da UFC (FMUFC). Em 1975, Martinho assumiu a chefia do Serviço de Clínica Médica do HUWC, onde permaneceu até 1988. Em 1980 obteve a progressão para Professor Adjunto IV.

Em 1979, teve a honra de ser eleito Patrono da trigésima turma de médicos formados pela UFC. Foi homenageado pelo CREMEC, com a Medalha de Honra ao Mérito Profissional.

Por muitos anos, Martinho foi Coordenador Geral da RM e do Internato, tendo participação ativa nas Sessões Anátomo-Clínicas do HUWC. Como Professor Adjunto, várias vezes fez parte de Banca Examinadora em concursos para Professor de Clínica Médica na UFC.

Após aposentar-se do serviço público, instalou consultório no Hospital Gênesis, onde atende clínica privada e atua como Diretor Clínico.

É membro licenciado da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Ceará e acadêmico fundador vitalício da cadeira 25 da Academia Cearense de Médicos Escritores, tendo publicado os livros: Em Tempo de Poesia, A Poética do Afeto, Manhãs de Sábado e Medicina: a última profissão romântica?

Ingressou na Academia Cearense de Medicina, em 25/10/19, como ocupante da Cadeira 27, patroneada pelo médico Hyder Correia Lima.

Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Medicina – Cad.18

*Publicado In: Jornal do médico digital, 1(5): 58-9, setembro de 2020. (Revista Médica Independente do Ceará).

Um comentário:

Unknown disse...

Meu pai, meu mestre, meu orgulho. Um exemplo de profissional e de ser humano integro, bondoso, sensivel.
Parabens pai!

 

Free Blog Counter
Poker Blog