domingo, 2 de maio de 2021

A RÉGUA DO IMEDIATO

Alguns anos após essas aventuras anteriormente narradas, já como Capitão-Tenente, esse mesmo militar voltou a servir naquela localidade de Ladário, no Mato Grosso do Sul. Conta ele que, certa vez, exercendo o cargo de Imediato, encontrava-se em sua sala, no segundo andar, quando chegou um soldado:

– Capitão, com licença! O Sargento Contramestre mandou pedir para o senhor emprestar uma régua para ele!

– Não pode ser, meu filho – respondeu o oficial, já conhecedor das “peripécias” locais.

– O Sargento não ia mandar você subir aqui para pedir uma régua ao Imediato. Volte lá e verifique exatamente do que é que se trata.

Dali a pouco chegou o próprio Sargento, um tanto preocupado:

– Com licença, Capitão! Acho que o soldado se enganou. É a irmã Régula, do Orfanato, que está aqui, perguntando se o senhor pode emprestar a banda de música para a quermesse de domingo!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Ombro, arma! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2018. 112p. p.73-74.

Nota: Esse causo acima foi adaptado dos originais de Gil Cordeiro Dias Ferreira, postados em 6 de julho de 2012, no Portal Militar. São desse autor, ao todo, mais de quinze causos relacionados à Marinha de Guerra do Brasil, que podem ser acessados em: http://www.militar.com.br/artigo-2474-Coisa-de-Naval---Causos-Fuzileiros#.Uoi53SfEhHI

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog