domingo, 23 de maio de 2021

LIVRO DE PRESENTE AO PRESIDENTE COSTA E SILVA

Segundo Emiliano Otelo de Sousa, presidentes com pouca afinidade com a leitura, lamentavelmente, não constituem raridade na história do Brasil. O ex-presidente Lula, no período de seu encarceramento curitibano, cumprindo a pena que lhe fora imposta em segunda instância por crime de corrupção, teria folheado as páginas de uns 40 títulos. Sabe-se que, no percurso dos seus mais de 70 anos de homem livre, o petista se orgulhava de nunca ter lido um livro até o final. Diante de tão insólita proclamação, seus defensores vinham em seu socorro, alegando que ele não precisava ler os livros porque mantinha a interlocução diretamente com os autores das obras, o que dispensava a necessidade de ler tais obras.

Recuando ao tempo do regime castrense brasileiro, vale lembrar da figura do Gal. Artur da Costa e Silva, rotulado por seus desafetos de possuidor de uma “sesquipedal ignorância”.

Quando aluno das escolas militares, Costa e Silva era notável por ser um típico “papirador”, assim denominado o aluno que se devotava aos estudos para obter boas notas em provas e exames. Apesar do bom rendimento escolar, consta que ele nunca tivera grande apreço pelos livros.

Emiliano de Sousa dá ciência ainda no Jornal de Taquari que, certa vez, na sua residência em Teresópolis-RJ, o ex-presidente Ernesto Geisel, depois de registrar a excelência acadêmica do filho de Taquari nas escolas militares, contou ao showman Jô Soares um causo relacionado ao presidente responsável pela edição do Ato Institucional Nº 5 (AI-5).

Geisel relatou que Costa e Silva estava aniversariando e um dos seus amigos militares sugeriu dar-lhe um livro de presente, ao que outro colega de farda contestou a oferta:

– Um livro não pode.

– Mas por quê? – Insistiu o proponente do regalo.

– Porque ele já tem um livro – retrucou, maldosamente, o companheiro de armas.

Pelo que se tem observado de alguns recentes presidentes civis do Brasil a inimizade com os livros parece ser fato corriqueiro. A Sra. Dilma Rousseff, cujos causos foram e ainda vêm aos borbotões, falava que havia comprado e estava lendo alguns livros, mas não conseguiu citar um só dos títulos dessas obras, quando foi questionada pela imprensa. O atual presidente Bolsonaro não tem ou, quiçá, não transparece ter qualquer afeição aos livros. Dele, recentemente, brotou uma “pérola” que até parecia ter saído da boca de sua presidencial antecessora, ao se reportar aos livros didáticos como um “amontoado de coisas escritas”.

Fonte: https://jornalotaquaryense.com/2020/05/27/opiniao-costa-e-silva-lula-bolsonaro-e-os-livros/

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Fora de forma! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2020. 128p. p.65-66.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog