quinta-feira, 27 de maio de 2021

PRIORIDADE PARA VACINAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS

Por Luísa Edla Renata C. Cavalcante (*)

A pandemia do novo coronavírus lança reflexões acerca dos pacientes em tratamento de câncer. Igualmente aos idosos, eles devem ser vacinados, estejam em uso de quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia ou de terapia-alvo.

Estudos avaliaram o maior índice de mortalidade do paciente oncológico que contraiu o novo coronavírus, comparativamente à população geral, evidenciando-se uma taxa que varia entre 15% a 40% a mais.

E atentemos para dois fatos: pacientes oncológicos que iniciam tratamento antitumoral fazem-no de forma incompleta por acharem que vão reduzir a exposição hospitalar ao vírus; ao contrário, aumenta é o risco de recaída em curto ou médio prazo.

Segundo: a evidência, em estudos brasileiros, de que o medo à exposição ao novo coronavírus leva algumas pessoas a não realizem os exames preventivos preconizados pela Sociedade Americana de Oncologia (ASCO) e pela Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), entre elas a mamografia anual, o Papanicolau e a colonoscopia a partir dos 45 anos.

Em pacientes com câncer de mama, atual ou prévio, priorize-se a aplicação da vacina no braço oposto ao local afetado, o que provavelmente ajudará a melhorar a sua resposta imunológica e diminuir o potencial aumento de linfonodos axilares, resultado talvez de reação adversa, podendo falsear exames, rastreamento ou até o estadiamento até seis semanas após a imunização.

Aos pacientes que realizaram cirurgias oncológicas, sugere-se aguardar duas semanas para a imunização, devido à resposta inflamatória mais exacerbada decorrente da manipulação cirúrgica.

Sobre as vacinas disponíveis no Brasil até o momento, a CoronaVac (Instituto Butantan), em parceria com o laboratório Sinovac, e a Oxford-AstraZeneca (Fiocruz), são seguras e eficazes. Foi o que levou a SBOC a enviar carta ao Ministério da Saúde, solicitando a inclusão dos pacientes oncológicos nos grupos prioritários, mais vulneráveis a complicações pela Covid-19.

Neste momento de aclive da onda pandêmica, os grupos prioritários devem se vacinar e manter as medidas de proteção, com higienização constante das mãos, uso de máscara e evitar aglomerações.

(*) Médica.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 15/4/21. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog