domingo, 16 de maio de 2021

A HONESTIDADE DE CASTELLO BRANCO DIANTE DO IRMÃO

O episódio, relatado por Elio Gaspari (Folha de S. Paulo, 10 de julho de 2005), define o comportamento íntegro de Humberto de Alencar Castello Branco, um cearense filho de um general e descendente da família do escritor José de Alencar.

Gaspari narra que “em 1965, o marechal Castello Branco leu no jornal que um de seus irmãos, funcionário da Receita Federal, ganhara em cerimônia pública um automóvel Aero-Willys. Era o agradecimento de sua classe pela ajuda que dera na elaboração de uma lei que organizava a carreira.

Paulo Castello Branco, filho do presidente, costumava contar que o marechal telefonou para o irmão, dizendo-lhe que deveria devolver o carro. Ele argumentou que se cada fiscal da Receita tivesse presenteado uma gravata, o valor seria muito maior.

Castello interrompeu-o: Você não entendeu. Afastado do cargo você já está. Estamos decidindo agora se você vai preso ou não.”.

Esse exemplo da honestidade de Castello Branco, o primeiro presidente do período castrense, e como tal comandante em chefe das forças armadas brasileiras, por vezes, tem servido, de modo exorbitante, para justificar o regime instaurado pela intervenção militar de 1964.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Fora de forma! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2020. 128p. p.63-64.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog