segunda-feira, 31 de maio de 2021

TOTALITARISMO SOB O PROTESTO DE COMBATER A PANDEMIA

Por Antonio Jorge Pereira Jr. (*)

“Temos de lutar contra o totalitarismo. Contra qualquer forma de totalitarismo". Isso disse Albert Camus a Jean-Paul Sartre em um dos últimos diálogos entre ambos.

Diferente de Sartre, Camus se recusou a se calar face a uma ideologia que se mostrava contrária à natureza humana.

O totalitarismo se instaura ou se manifesta pelo controle da sociedade e do indivíduo, mediante terror permanente.

A situação da pandemia permite notar como o totalitarismo se reinventa, renovado em suas formas. Aqui assinalamos três delas.

Primeiro, o totalitarismo das Big Techs e dos manipuladores das redes sociais. Em matéria de prevenção e combate à Covid-19, muitos são censurados hoje nas redes e sofrem o cancelamento -postura violenta - por seu pensamento e posicionamento diferente de quem detém o poder de controle.

Muitos dos censuradores se dizem defensores da dignidade humana e da ciência. Na verdade usam de coação e agressão, postura nada científica ou digna.

Parte da mídia também pratica totalitarismo ao tentar controlar a dimensão emocional da população, mediante terror, e manipular as pessoas para um resultado político em meio à pandemia.

No mês de mais óbitos pela Covid, foi assustador notar como certos veículos pareciam comemorar e fazer espetáculo com o número de mortos.

Irresponsavelmente, provocam mais ansiedade e depressão. E tentam atribuir toda a tragédia a um único governante - que tem sua responsabilidade também -com uma narrativa tendenciosa.

Também há totalitarismo dos governantes municipais e estaduais no tema do lockdown. A estratégia, que deveria ser a última, vulgariza-se quase como a única solução.

As pessoas se renderam ao lockdown, dominadas pelo medo da doença e das sanções, contrárias a seus direitos.

A despeito de sua utilidade emergencial, serve ainda para passar à população a responsabilidade que cabe antes aos governantes - no plural - relativamente à preparação do sistema de saúde e ao planejamento inteligente e diligente dos fluxos de trabalho em face da pandemia.

Estamos, assim, vivendo mesmo sob novas espécies de totalitarismo. Como dizia Camus, é preciso reagir contra todos eles. 

(*) Mestre e doutor em Direito. Professor da Pós-Graduação em Direito da Unifor.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 1/4/2021. Opinião. p.28.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog