domingo, 23 de abril de 2023

AS FOTOS DO PAULO MARCELO

Em 1994, eu estava organizando o livro “Paulo Marcelo Martins Rodrigues: o divisor de águas da Medicina no Ceará”, quando fui procurado por um colega que disse dispor de um amplo acervo de fotografias do Dr. Paulo Marcelo, ótimas para ilustrar a obra.

Gostei da gentil proposta, sugerindo que ele, antes, fizesse uma cuidadosa seleção do material, verificando a qualidade e a diversidade das fotos, para facilitar o melhor aproveitamento da sua rica coleção pessoal. A gentileza era tamanha que, no dia subsequente, o colega foi deixar-me um vasto conjunto de fotos, inclusive insinuando as suas preferências, para figurarem no livro.

Confesso que fiquei deveras intrigado com a generosidade da oferta e decidi me valer do Dr. Haroldo, que tinha uma certa ascendência sobre esse médico, conhecido por sua extravagante vaidade. O Prof. Haroldo Juaçaba examinou as fotos e fez a seguinte observação:

– Onde está o Paulo Marcelo? Ele não aparece em nenhuma destas fotografias.

– De fato, Prof. Haroldo. Eu já tinha notado isso, inclusive nas que esse cirurgião mais insistiu para entrar no livro. A bem da verdade, na maioria das fotos, ele é a figura central.

– E ainda parece que está sempre fazendo pose, nas fotografias, não é?

– Sim, professor! Como é que eu devo fazer? Acho que ele ficará magoado comigo porque desprezei inteiramente a sua contribuição.

– Veja se você consegue espaço para colocar pelo menos umas duas delas, Marcelo.

– É acho que farei isso. Colocarei duas fotos que exibem médicos em reunião ou sessão clínica, e caso alguém reporte a ausência do Dr. Paulo Marcelo inventarei que o nosso perfilado estava por trás da máquina fotográfica; ou seja, o Dr. Paulo Marcelo era o fotógrafo.

* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.37-38.

Fonte: SILVA, M.G.C. da. As fotos do Paulo Marcelo. In: SOBRAMES – CEARÁ. A plenos pulmões. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2021. 340p. p. 233-234.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog