segunda-feira, 3 de abril de 2023

PAPAI E MAMÃE

Por Rev. Munguba Jr. (*)

Os princípios bíblicos são imutáveis, eles funcionam não somente para cristãos, mas para todos que ousam colocá-los em prática, independente de sua religião, crença, condição social, acadêmica ou de raça.

"Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e que sejas longevo sobre a terra". Esse é o quinto mandamento da Bíblia. Corremos o risco nesse texto de passarmos direto para o último argumento, a questão de vivermos muito tempo aqui na terra. Contudo, a primeira premissa colocada aborda a qualidade de vida que eu e você fomos chamados para desenvolvermos. Um bom filho não somente vai ter vida longa, como também será próspero na sua jornada terrena.

Honrar pai e mãe é mais do que obedecer, é dedicar tempo de qualidade para amar, dando presentes inteligentes e funcionais. Sempre podemos surpreendê-los com presentes simples e significativos.

A outra maneira de honrar é sermos um exemplo de cidadãos para a sociedade, exaltando o sobrenome herdado dos pais. A honra gera relacionamento de qualidade com Deus e com o nosso próximo.

Deus é o nosso Criador e nosso Pai, Ele não tem nenhuma necessidade que possamos suprir, mesmo assim, a regra continua valendo. Ele criou a honra e é digno de receber toda honra e amor. O Seu Filho, Jesus Cristo, nos ensina que o honramos quando recebemos as pessoas com consideração e suprimento, mesmo as crianças.

Quando o Apóstolo Paulo se converte, ele indaga: - "Quem és tu Senhor?" E a voz responde: - "Eu sou o Cristo que você tem perseguido". Paulo perseguia os cristãos, mas Jesus deixa claro que quem honra seus enviados, honra a Ele que enviou e ao seu Pai.

Já ao Espírito Santo, honramos quando respeitamos a unção que vem sobre as pessoas usadas por Ele. Falamos sempre o que vemos de positivo nas pessoas e deixamos o restante com Deus.

Existe uma grande diferença entre "um homem de Deus usado por Deus" e apenas "um homem usado por Deus". No entanto, para quem compreende o poder da honra, não importa o estado dessa pessoa. O nosso papel não é julgar, mas, simplesmente honrar, deixando o restante com Deus.

Lembre: Quando honramos papai e mamãe, não são eles que são abençoados, mas quem presta honra é que recebe os dividendos. 

(*) Pastor Munguba Jr. Embaixador Cristão da Coreia do Sul Para a Implantação da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil.

Fonte: O Povo, 18/02/2023. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog