sexta-feira, 7 de abril de 2023

A BELEZA DA QUARESMA

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

Quaresma não é tempo de tristeza. É uma oportunidade para estreitar a nossa amizade e o nosso relacionamento com Jesus e assumir seus pensamentos, sentimentos, critérios e valores. A beleza da quaresma está em adquirirmos a liberdade interior, desvinculando-nos do mal e do pecado. O momento quaresmal exige que devemos assumir nossas sombras, curar nossas feridas, libertar nossa alma para a prática do serviço, da solidariedade fraterna e do bem comum. Isso faz parte da penitência quaresmal.

Durante esses 40 dias, sugiro que você tire um tempo para fazer a experiência do encantamento pela pessoa de Jesus Cristo, para conhecê-lo interiormente, amá-lo ardentemente e segui-lo generosamente. Em Jesus vemos o rosto do Pai e encontramos o nosso verdadeiro eu. Daí a necessidade de fixar os nossos olhos Nele. Jesus faz a vida livre, nova, bela e grandiosa. A amizade com Ele abre as portas para grandes possibilidades, para a dilatação do coração e para a transformação da realidade.

O tempo é propício para entender que na travessia para o novo e desconhecido, somos peregrinos, trilhando um caminho cheio de desafios que podem borrar a visão e nos colocar à margem contudo, depende de nós abrir as possibilidades para fazer a estrada mais leve e percebê-lo repleto de sinais que nos impulsionam para frente e preenchem nosso coração de coragem e ousadia.

Convido vocês a viver uma experiência ímpar, aqui no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, onde a natureza linda e exuberante favorece o encontro com Deus de forma muito tocante e profunda. Na Semana Santa conduzirei um retiro espiritual com extensa programação de quatro dias, incluindo todos os ritos e culminando com o dia mais feliz do calendário cristão: o Domingo de Páscoa.

Vamos preparar o coração para viver este tempo cheio de significado, aprender a escutar os apelos de Deus e retornar ao Seu amor. Sempre é tempo de recomecar.

"Convertei-vos a mim. A Quaresma é uma viagem de regresso a Deus que lança um apelo ao nosso coração. Na vida, sempre teremos coisas a fazer e desculpas a apresentar, mas agora é tempo de regressar a Deus", Para Francisco.

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor do Seminário Apostólico de Baturité.

Fonte: O Povo, de 25/03/2023. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog