segunda-feira, 6 de julho de 2020

HISTÓRICA EMOÇÃO


Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
Era o ano de 1968. Estava cursando a Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo. Casado há dois anos e já tendo um filho, morávamos num pequeno apartamento em Copacabana. Vida dura, mas feliz. As aulas eram de 2ª a 6ª feira. Os alunos almoçavam no “bandejão”. Ia e voltava de ônibus, o que era agradável. Completei dois anos de casado no dia 3 de setembro do referido ano. Nossa vida era simples, pois além da escassez de recursos financeiros, dedicava-me de forma significativa aos estudos. Pois bem, no dia 3 de setembro, após as aulas, voltando para casa, resolvi passar numa floricultura, perto de onde morávamos, disposto a comprar um modesto buquê de flores para presentear minha mulher Mirian. O dia tinha sido muito puxado. O professor Mario Henrique Simonsen, passou 3 horas dando uma estafante aula de matemática sobre “equações em diferenças finitas”. Apesar da exposição ser difícil e complicada, a preleção do mestre foi fantástica e brilhante. Não obstante o cansaço físico e mental, fui à floricultura. A dona da loja, uma senhora muito educada, imediatamente preparou o buquê e me deu um cartão para eu fazer o oferecimento. Olhei para o lado e percebi a presença do grande poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade. Fiquei nervoso e não consegui escrever uma palavra. A senhora, de forma gentil, amiga de Drummond, perguntou ao poeta se ele poderia escrever a dedicatória para mim. Atencioso, redigiu um poema de sua autoria com 4 versos: “A gente sempre se amando/ nem vê o tempo passar./ O amor vai nos ensinando/ que é sempre tempo de amar”. Agradeci perplexo e emocionado. Verdade, admirável poeta, penso hoje, pois breve faremos 54 anos de casados, temos 4 filhos, 9 netos e 1 bisneto. Assim é a vida.
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 12/6/2020.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog