sexta-feira, 8 de abril de 2022

Crônica: “Nem incha!!!” ... e outros causos

Nem incha!!!

- Mulher! E tá chovendo aí?

- Aqui não, mãe!

- Pois na Parangaba, o pau d'água é do papôco!

- Tá é calor pressas bandas!

- E o friozim que tá fazendo?!? De ringir os dentes!

- Por essas plagas é muito é sol!

- Sol?!? Tu tá frescando, né?!? Funceme disse que até quarta-feira, sol em Fortaleza não se mete a besta, senão nós abarca a vaia!

- Aqui...

- Mulher, tu tá donde mesmo, hein?

- Na Austrália, mãe!

- É perto de Sobral?

É a tal coisa!

- Lucinha, fia! Sabe dizer se a covid-19 deixa alguma mazela no corpo do cristão que teve ela nos côro?

- Sim, pai!

- Pois é! Eu era um antes de ter isso; depois, apareceram umas coisas...

- Ouvi falar que a pessoa recuperada da pandemia tem chance maior de sofrer de 20 problemas de saúde.

- Guâ! Diz aí umas, pra ver se eu me enquadro!

- AVC, parada cardíaca, enfarte do miocárdio...

- Não, não. Em mim o negócio é mais grave.

- Também aparecem episódios de embolia pulmonar, trombose venosa profunda e superficial...

- Não, não. A macacoa é bem diferente na minha pessoa!

- Tem ainda a doença cardíaca coronária aguda, a cardiopatia isquêmica, a angina (dor no peito da criatura)...

- Não, não. A arrumação é mais pesada nesse que vos fala!

- E o que é que o senhor sente, pai?

- Vamo lá: dei em torcer pelo Ceará sem ver de quê, enjoei feijão verde com toicim, me aborreci com a Voz do Brasil, só durmo ouvindo carimbó, fiquei canhoto, abusei quissuco, tô morrendo de medo de alma...

- Pai! O senhor tem certeza que tá vivo?

Dando no pé...

Chego em casa e imediatamente olho pros pés da minha princesa. Não me contendo de satisfação com tanta beleza, sou todo amor:

- Querida! Que sandália linda! Nossa! É lançamento?

- Sim! Uma promoçãozinha véa de nada no Centro Fashion Fortaleza, na Jacarecanga... Chinelinha confortável, rasteira, leve, tom agradável, não sua o pé.

- Muito linda! Bom gosto aliado ao senso de oportunidade, vida!

O tempo passa. Estamos no aniversário de uma amiga chique. A figurona lá (Maria) cruza a perna, sentada na poltrona, e dá início ao discurso de agradecimento. Observo que a anfitriã estava calçada no mesmíssimo modelo da mulher lá em casa. A sandália era "imprialzinha" a do meu bem - confortável, rasteira, leve, não sua no pé. Não me contive:

- Olhaí a Maria! Pegando promoção do Centro Fashion Fortaleza da Jacarecanga, na Avenida Filomeno Gomes, detrás do São João Batista!

- Eu? Vira essa boca pra lá! Aqui é Arezzo, tá? 597 reais, preço de a vista! Sua mulher comprou uma igualzinha!

Fonte: O POVO, de 1/04/2022. Coluna “Crônicas”, de Tarcísio Matos. p.2.

 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog