quinta-feira, 27 de outubro de 2022

MULHER QUE SE AMA, SE TOCA E SE CUIDA!

Por Aline Vasconcellos (*)

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, porém devemos falar sobre a importância do autocuidado diariamente. Sou fisioterapeuta, sempre estive com meu checkup de exames em dia e aos 29 anos fui surpreendida com um câncer de mama triplo negativo.

Na hora o chão abriu, literalmente, pois assim como a maioria das mulheres, eu achava que nunca iria acontecer comigo. Aconteceu! Passei por 16 quimioterapias, 2 cirurgias de mastectomia total, 28 sessões de radioterapia e 12 aplicações de imunoterapia. Ao todo foi um ano de tratamento e graças a Deus e Nossa Senhora há 2 anos estou curada. Não é uma jornada fácil, o apoio dos meus familiares, amigos e de todos os profissionais da saúde do ICC foram fundamentais, lá eu me senti segura e acolhida.

Ainda faço acompanhamento a cada 3 meses com consultas, exames de sangue e de imagem mas apenas por prevenção. Hoje minha vida tem um outro sentido, pois sei que tudo tem um propósito, e tenho como missão ajudar outras mulheres que estão passando pelo mesmo processo, por isso, faço parte da Associação Lua Rosa, uma ONG que tem vários projetos para amparar as mulheres afetadas pelo câncer de mama, acolher e trocar informações.

A jornada pela cura é desafiadora, só quem passa sabe, é um misto de emoções e de aceitação pela nova mulher que você vai se descobrindo, é como um rasgar-se por dentro para criar uma nova imagem, por isso os grupos de apoio são indispensáveis. A campanha do Outubro Rosa é fundamental e a cada ano toma uma proporção maior, muitas pessoas e empresas querem alertar sobre a importância do autoexame, hoje além de ser informativa, ela proporciona vários mutirões de consultas, exames de mamografia e cirurgias gratuitas, portanto, mulheres, fiquem ligadas nessas oportunidades e aproveitem para estar com seus exames em dia. Se coloquem como prioridade, pois o câncer de mama não acontece apenas com mulheres acima de 40 anos, e nem acontece somente com outras pessoas! Ele aconteceu comigo aos 29 anos! Lembrem-se, o câncer de mama tem cura! E se for descoberto inicialmente as chances são ainda maiores, por isso se amem, se toquem e se cuidem! Autocuidado é todo dia!

(*) Paciente oncológica do Hospital Haroldo Juaçaba – Grupo ICC.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 6/10/22. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog