terça-feira, 29 de janeiro de 2019

EDITORIAL: Revista MedUECE - 2018


A proposição de editar uma revista em que se celebrasse a formatura da primeira turma de graduados do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) feita pelo então Coordenador do Curso (M.G.C.S.), foi espelhada na tradição iteana de publicar anualmente uma obra com os registros de cada turma.
A proposta germinou, viçosamente, obtendo a guarida dos internos que compunham a Turma Prima, a qual, em 2008, expôs à lume a edição de vanguarda, retratando os belos fragrantes de uma plêiade de concludentes de uma escola médica sediada no Ceará.
A partir da edição seminal, a Revista MedUECE continuou, sem interrupção, atingindo hoje o seu décimo-primeiro número, e nesse veículo cada turma se esforça, dentro do possível, para assinalar suas marcas e singularidades, recorrendo aos esquemas específicos de conteúdo e de diagramação, cuidando, todavia, de manter a linha editorial firmada desde o princípio.
A turma de 2018, denominada Dr. Herivaldo Ferreira da Silva, consagra os quinze anos da criação do Curso de Medicina da UECE, uma exitosa experiência educacional, patenteada pela excelência dos seus diplomados, consoante se apreende dos resultados obtidos em processos seletivos por seus discentes e na excepcional desenvoltura profissional dos seus egressos.
Este número concede ênfase ao Internato, realçando as diversas experiências nos principais locais que se prestaram à aprendizagem: Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Haroldo Juaçaba do ICC.
O Centro de Dermatologia Dona Libânia, locus de formação utilizado desde a primeira turma, se fez presente na homenagem póstuma rendida ao Dr. Renê Diógenes, que foi um prestimoso docente engajado no ensino médico da UECE.
Como diferencial dessa turma, cabe assinalar a efetiva participação de muitos acadêmicos no Projeto de Extensão Humanartes, no Programa Educação para o Trabalho - PET Saúde e nas Ligas Acadêmicas da UECE.
Cumpre assinalar que, atendendo à chamada pública do governo federal para preenchimento de vagas no “Mais Médicos”, decorrentes de ruptura unilateral tomada por autoridades de uma ilha caribenha, os formandos de 2018 tiveram a antecipação da diplomação para que pudessem se habilitar ao programa em tela, suprindo assim postos de trabalho vacantes.
Parabéns, caríssimos concluintes de 2018 da MedUece.
Que Deus os conduza hoje e sempre!
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Editor
Fonte: Revista MedUECE: Turma Prof. Dr. Herivaldo Ferreira da Silva. Fortaleza, Ano XI, Nº 11. Dezembro de 2018. p.3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog