sábado, 21 de maio de 2022

NEUROCIRURGIÕES TITULARES DA ACM: I - Djacir Figueirêdo

 


Djacir Gurgel de Figueirêdo nasceu em Limoeiro do Norte-CE em 5 de abril de 1931.

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1955, fez especialização em Neurocirurgia no Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre em 1957. Foi Visiting Fellow no Department of Neurological Surgery, College of Physicians and Surgeons, da Columbia University, em New York, em 1964-1965.

Criou o serviço de Neurocirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em1958. Foi professor fundador da disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da UFC em 1960.

No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) do INPS/INAMPS, Djacir Figueirêdo foi o introdutor da Neurocirurgia e chefe do Serviço de Clínicas Cirúrgicas, de 1970 a 1998, e diretor fundador do Corpo Clínico de 1967-1971.

Coordenou a Ouvidoria do Hospital Regional da Unimed Fortaleza, tendo sido membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Ouvidores – Seção do Ceará.

Como pioneiro da Neurocirurgia, ele foi introdutor no Ceará e dos primeiros no Brasil a realizar diversas técnicas neurocirúrgicas. Em 63 anos de exercício da medicina, realizou mais de 6.000 intervenções neurocirúrgicas no cérebro e na medula espinhal.

É autor de capítulos em livros de neurocirurgia e de 15 trabalhos publicados em revistas de neurocirurgia, nacionais e estrangeiras.

Participou com apresentação de trabalhos em quase cem congressos médicos nacionais e internacionais e organizou dezenas de eventos científicos.

Dentre as entidades associativas, comporta assinalar: fundador e primeiro presidente da Sociedade Cearense de Neurologia, Neurocirurgia e Eletroencefalografia; membro fundador da Academia Brasileira de Neurocirurgia; membro fundador ex-presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia; e mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Ao longo da sua vida, recebeu muitas homenagens das entidades médicas e da sociedade civil, a realçar a Medalha da Abolição, a mais importante honraria do Estado do Ceará.

Pertenceu à Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames/CE), tendo participado com crônicas na Antologia Anual da Sobrames/CE.

Em 10 de novembro de 1989 foi empossado como Membro Titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), passando a ocupar a Cadeira 12, que tem como Patrono o Dr. Abdênago da Rocha Lima. Exerceu a presidência desse sodalício no biênio 2018-2020.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

*Extraído de: Revista Digital Jornal do Médico. Ano III, Nº 24, abril 2022 p.15-18.

RD-Abril-2022-app.pdf (jornaldomedico.com.br)

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog