quarta-feira, 11 de maio de 2022

O APAGÃO NA EDUCAÇÃO

Por Henrique Soárez (*)

Em um ano eleitoral recente, o Inep retardou em 20 dias a divulgação dos resultados do Ideb. A presidente era Dilma Rousseff e o ano 2014. A justificativa oferecida foram os pedidos de recursos de estados e municípios, mas ficou a suspeita de que o real objetivo do atraso era evitar comprometer os aliados nas eleições.

Agora o MEC parece ter decidido, em acordo silente com estados e municípios, não divulgar os resultados do Ideb de 2021. A aplicação do exame foi sofrível e os dados estarão afetados pelo tempo de escolas fechadas. "Defendemos que o resultado não seja considerado para natureza política, pedagógica ou financeira porque ele não retrata um período de normalidade", diz Vitor de Angelo, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, o Consed.

Como um glutão que evita a balança após as festas de ano novo, o Brasil prefere fazer Educação sem olhar os dados. Ao invés de usar a variação na série histórica, que vem desde 2007, para aferir os impactos da pandemia e em seguida traçar novos planos de recuperação, nossos governantes preferem engavetar as informações.

O Enem também foi atingido pela síndrome de avestruz. Os microdados de 2020 foram divulgados com a supressão de 60 importantes variáveis. No caso do obscurantismo do Enem, a alegação para não publicar dados existentes é a Lei Geral de Proteção de Dados. Trata-se de uma desculpa descabida, pois a identificação da escola não implica na individualização do candidato.

Neste momento é impossível diferenciar o desempenho de escolas durante a pandemia. Sabemos que o esforço e o tempo de resposta foi heterogêneo, mas os resultados em termos de aprendizado estão ocultos porque o MEC decidiu agregar por município os dados do Enem.

Os governos estaduais poderiam protestar. Poderiam também divulgar suas próprias avaliações (o último Spaece publicado no Ceará foi o de 2019, em agosto de 2020). São Paulo foi corajoso e responsável ao aplicar e divulgar os resultados do seu Saresp 2021. Infelizmente o silêncio da maioria dos estados e do governo federal leva a crer que o objetivo é mesmo esquecer o passado.

(*) Engenheiro eletricista, diretor do Colégio 7 de Setembro e da Uni7

Fonte: Publicado In: O Povo, de 21/04/22. Opinião, p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog