domingo, 22 de maio de 2022

NEUROCIRURGIÕES TITULARES DA ACM: II - Flávio Leitão

 


Francisco Flávio Leitão de Carvalho nasceu em Fortaleza-CE em 21 de abril de 1939.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1964. Especializou-se em Neurocirurgia no Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre em 1965. Foi Fellow na Tuffts New England Medical Center em Boston em 1975. Concluiu o Mestrado em Cirurgia, pela UFC, em 2000.

É professor adjunto IV aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC. Chefiou o Departamento de Cirurgia (2001–2003) e exerceu intensa atividade extra-didática; foi Membro de Conselhos, Comissões e Consultoria da UFC e Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC (2003–2009).

Flávio Leitão é membro emérito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e igualmente, membro titular da Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia (SOCENNE), da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Recebeu o prêmio Coruja de Ouro (SOCENNE).

Publicou 34 artigos científicos, sendo três em revistas estrangeiras, e os livros: História da Neurologia e da Neurocirurgia no Ceará, A Ventura de Gamalielzinho & Outros Contos e Retórica de Circunstâncias.

Publicou os seguintes capítulos de livros: Tumores de Nervos Periféricos; Nervos Periféricos; Neurofibromatose Tipo 2 no Paciente Pediátrico. Neurocirurgia Pediátrica e Algumas Achegas à História da Neurologia Cearense.

Publicou também trabalhos completos em anais de congressos, dos quais se destacam: Comparing diagnostic models for CPA tumors; Doppler trans-operatório na cirurgia dos aneurismas cerebrais e morte cerebral. Apresentou mais de uma centena de trabalhos científicos em congressos.

É membro titular das Academias: Cearense de Letras, Metropolitana de Letras de Fortaleza, de Letras e Artes do Nordeste, Brasileira de Neurocirurgia, Cearense de Cultura, Cearense de Medicina e Cearense de Médicos Escritores.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames/CE). Vem, desde 1993, contribuindo com contos na Antologia Anual da Sobrames/CE.

Em 20 de abril de 2002 foi empossado como Membro Titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), preenchendo a Cadeira 50, patroneada pelo Dr. Walder Bezerra Sá.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

*Extraído de: Revista Digital Jornal do Médico. Ano III, Nº 24, abril 2022 p.15-18.

RD-Abril-2022-app.pdf (jornaldomedico.com.br)


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog