quinta-feira, 4 de abril de 2024

INOVAÇÃO E CREDIBILIDADE NO COLUNISMO ESPORTIVO

Por Fernando Adeodato Junior (*)

Foi com muita consternação que recebi a infausta notícia da passagem do amigo e ex-companheiro de longa data do O POVO, Alan Neto, para o Reino Celestial. Convivi com o “Trem Bala” desde 1965, quando ingressamos no Jornal praticamente juntos, na antiga sede da rua Senador Pompeu. Alan introduziu um novo modelo de colunismo esportivo, “caçando” a notícia onde ela estivesse e criando bordões que se sustentaram ao longo de quase seis décadas, como “rigorosamente verdadeiro”, “passem adiante”, “há algo no ar além dos aviões” e “quem me disse não mente”.

A morte de Alan deixa uma lacuna impreenchível neste segmento do jornalismo. Também enveredou na área política e sua coluna, aos domingos, era uma das mais lidas do O POVO. Criou um estilo próprio de escrever sobre esportes, mantendo uma identificação com o torcedor ao falar a sua linguagem, de forma simples e direta, seja no jornal, no rádio ou na televisão.

Alan era um jornalista multifacetado, versátil e que sabia exatamente onde “as andorinhas dormiam”. No início da carreira, fazia questão de marcar presença “em cima do lance”, como, por exemplo, ao comparecer ao escritório de José Elias Bachá, presidente do Ceará na época, para ver o ídolo Gildo renovando contrato, ou ao de Otoni Diniz, do Fortaleza, para testemunhar o não menos famoso Mozart prorrogando seu vínculo com o Leão.

A lembrança que guardarei do Alan é de uma pessoa cordial, de fino trato, “amigo de fé e camarada” de muitas jornadas. Na Redação do O POVO, no final da noite, me perguntava: “Junior (assim ele me chamava) pode me dar uma carona hoje?” E eu o levava no meu carro, geralmente falando de assuntos diversos, extra futebol. Sempre de regime, passava horas a fio na Redação sem nada comer. Mas não perdia a chance de “filar” uma bolachinha do meu pacote para enganar a fome.

Querido amigo, que Deus o tenha e conforte os corações de Ivanilde (esposa), Alana (filha), Júlia “Xerim” (neta) e demais familiares. Adeus!

(*) Adeodato Junior é jornalista e foi companheiro de redação de Alan Neto no O POVO 

Fonte: Publicado In: O Povo, de 4/04/24. Edição online.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog