Abro com
o repeteco de uma historinha. Sempre solicitada por alguns dos meus leitores.
Levo ou não?
A
historinha é conhecida e, por ser muito boa, merece um repeteco.
Rui
Barbosa, o Águia de Haia, chegava em casa, à noitinha, quando ouviu um barulho
vindo do quintal. Chegando lá, viu um ladrão tentando levar seus patos de
criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o, ao tentar
pular o muro com seus amados patos, passou-lhe um pito:
- Oh,
bucéfalo anacrônico! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes
palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da
minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por
necessidade, transijo; mas se é para zombares de minha elevada prosopopeia de
cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da
sua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima
potência que o vulgo denomina nada.
E o
ladrão, perplexo e confuso, com um fio de voz, perguntou:
-
Doutor, eu levo ou deixo os patos?
Fonte: Gaudêncio Torquato (GT Marketing Comunicação).
https://www.migalhas.com.br/coluna/porandubas-politicas/420579/porandubas-n-869

Nenhum comentário:
Postar um comentário