terça-feira, 16 de maio de 2017

CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA



Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald (*)
Nestes 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, nosso pensamento vai a um dos fatos mais marcantes da vida religiosa do século passado: a aparição de Nossa Senhora, em Fátima. Aos 13 de maio de 1917, a Virgem apareceu numa aldeia de Portugal - Fátima. Era um domingo. Três crianças costumavam levar a pastar as poucas ovelhas da família. Crianças inocentes, pobres, analfabetas, mas já iniciadas na fé e na devoção à Nossa Senhora.
Alternando seu tempo com brincadeiras e orações, enquanto davam umas olhadelas às ovelhas para que não invadissem terrenos cultivados, eis que, num céu sem nuvens foram assustadas por relâmpagos e notaram uma forte luz.
Sobre uma arvorezinha de espinheira aparecia uma Senhora mais brilhante que o sol, branca no vestido, mãos postas ao peito donde pendia um rosário, levemente velada de tristeza.
Lúcia, a maior das videntes, de 10 anos, se atreve em fazer umas perguntas, e travou-se um pequeno diálogo entre a Virgem e Lúcia. A Mensagem de Nossa Senhora iria se completar progressivamente nas aparições posteriores, no dia 13 de cada mês, até outubro. Esta mensagem pode ser resumida: (a) Maria sente-se preocupada com o crescer do mal, dos pecados da sociedade, sobretudo da imoralidade e indiferença religiosa que levam tantos pecadores ao inferno e são causa de tantos males sociais, inclusive, guerras e perseguições etc.; (b) Maria pede nossa colaboração para a paz do mundo (era o tempo da Primeira Guerra Mundial) e para conversão dos pecadores. Para isso: exige de nós conversão a Cristo; sugere a oração fervorosa como poderoso meio de obter o perdão de Deus e recomenda a reza do terço todos os dias.
Nossa Senhora sugere a jaculatória a ser intercalada nos mistérios do terço: “Ó Jesus, perdoai nossos pecados, preservai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, particularmente as que mais precisam de vossa misericórdia”.
Nossa Senhora exorta à penitência, à mortificação e aos sacrifícios, a fim de obter a conversão dos pecadores e a paz do mundo.
As aparições de Nossa Senhora de Fátima, após rigoroso exame dos fatos, tiveram o reconhecimento oficial da Igreja. Os papas Paulo VI e João Paulo II afiançaram a mensagem de Nossa Senhora com a visita solene a Fátima. O primeiro em 1967, no Jubileu de Ouro das Aparições; o segundo em maio de 1982, renovando, após 40 anos, a consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria. Em 2010, o papa Bento XVI visitou a Basílica de Fátima.
Lúcia passou seus dias no silêncio do claustro, entregue à oração, à penitência e ao trabalho. Jacinta e Francisco faleceram poucos anos depois das aparições, passando pela purificação dos sofrimentos, conforma a predição de Nossa Senhora. Fátima é e ficará sendo um dos maiores centros de espiritualidade mariana.
(*) Padre redentorista e assessor da CNBB Reg. NE.
Fonte: O Povo, de 15/5/2017. Opinião. p.13.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog