terça-feira, 24 de julho de 2018

ELSIE STUDART: um lustro de saudades


Elsie Studart Gurgel de Oliveira nasceu em Acaraú-CE, em 28/08/1943. Teve uma infância feliz no Acaraú, sorvendo tudo do que era possível dos recursos naturais e artificiais que o seu município poderia prover.
Da estante de livros do seu pai, pode ler e apreender, com voracidade, os tantos livros de literatura infanto-juvenis postos ao seu alcance. Memorizou centenas de poemas, muitos deles serviram de lastro para declamação por essa garota-prodígio, no Cine Recreio Dramático Familiar, o clube social da sua cidade natal.
Cursou o Primário em Acaraú. Transferindo-se para Fortaleza, fez o Ginásio e o Normal na Escola Normal Justiniano de Serpa, habilitando-se como professora normalista. Cursou Letras, na Faculdade de Filosofia do Ceará, licenciando-se em Português e Inglês.
Começou sua vida profissional, em 1964, como professora da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, lecionando Português e Geografia, em Jaguaribara-CE.
Em 1965, ingressou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, por concurso público, tendo uma substantiva produção técnica e literária. Em 1991, logo após a sua aposentadoria do DNOCS, foi admitida no Instituto do Câncer do Ceará, cumprindo os mais diversificados encargos, até o final de sua existência terrena.
Com incursão em vários gêneros literários, Elsie publicou diversos artigos em O Povo. Seus dotes literários eram de pleno reconhecimento dos que a conheciam, sendo a mesma objeto de algumas homenagens oficiais, porém em número bem aquém do que lhe seria justo; mas disso ela não se sentia diminuída, mercê da sua exibível modéstia.
Elsie Studart foi a primeira autora da obra “Dom Aloísio Lorscheider”, das Edições Demócrito Rocha, e deixou os originais de um livro sobre o Dr. Haroldo Juaçaba, para integrar a Coleção Terra Bárbara. Esse material foi revisto e atualizado pelo coautor (M.G.C.S.), que acompanhou a composição e a impressão dessa obra, cujo lançamento ela não pode ver, pois se deu em 2016.
A escritora pranteada, autora de dezesseis livros, dos quais cinco póstumos, faleceu em Fortaleza, em 25/07/2013, e, agora, decorrido um lustro da sua partida, ela bem merece denominar uma escola pública em Acaraú ou em Fortaleza.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames/CE
* Publicado In: O Povo, de 23/07/2018. Opinião. p.21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog