quinta-feira, 29 de outubro de 2015

RONALDO RIBEIRO: uma perda para a ciência e a medicina


Foi um indizível pesar o súbito falecimento do Prof. Dr. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, expoente da medicina cearense, com notáveis contribuições na Oncologia e na Farmacologia, na madrugada de 1º/10/2015.
O óbito ocorreu em Águas de Lindoia-SP, quando ele se encontrava participando do Congresso da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. O seu corpo, trasladado para Fortaleza, foi sepultado em meio à consternação de milhares de pessoas que o tinham muito em conta.
Era Pesquisador 1A do CNPq, há muitos anos, com uma larga trajetória acadêmica e vasta produção científica, que superava a marca de duzentos artigos publicados, a maioria deles em periódicos de alto impacto, e da qual resultaram várias premiações e distinções.
Conforme disposto em seu CV Lattes, o Prof. Ronaldo Ribeiro possuía graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Hematologia e Hemoterapia pela UFC, treinamento em Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e no Hospital Batista Memorial, mestrado em Farmacologia pela UFC e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo.
Atualmente, era professor titular concursado de Farmacologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC e professor e oncologista clínico do Hospital Haroldo Juaçaba do ICC.
Como área de atuação de pesquisa, tinha experiência em Farmacologia do Câncer e do Processo Inflamatório, com ênfase na patogênese das lesões teciduais induzidas pela quimioterapia e radioterapia do câncer.
Ultimamente, vinha participando ativamente como pesquisador em vários ensaios clínicos multicêntricos internacionais (fases I, II e III) com novos fármacos antineoplásicos e em estudos de toxicidade e qualidade de vida com estes fármacos.
Atualmente, coordenava o Núcleo de Estudos da Toxicidade do Tratamento Oncológico, apoiado pelo PRONEX, e era coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do ICC, integrando o quadro docente do DINTER em Oncologia, realizado em parceria com o Hospital A.C. Camargo.
Ronaldo Ribeiro nasceu em Fortaleza em 15/08/1956 e deixou quatro filhos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular da UECE e médico do ICC
* Publicado, com redução, sob o título “Perda na Medicina”, In: Diário do Nordeste, de 26/10/2015. Opinião. p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog