segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Divórcio, Sequestro, Adversidade e o Deus Jano

Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
De quando em vez aparecem relações significativas entre os mais díspares acontecimentos. Por exemplo, o aumento dos divórcios em consequência de rapto. A proporção de pessoas divorciadas quase dobrou em uma década, conforme resultados gerais da mostra do Censo 2010, IBGE.
O aumento expressivo de 2010 foi atribuído à mudança na Constituição Federal que derrubou o prazo para a realização do divórcio, tornando esta, a forma efetiva de dissolução dos casamentos, sem a etapa prévia da separação. O Brasil está no topo do ranking mundial dos sequestros, ocupando o terceiro lugar, logo abaixo do México e do Haiti.
Alguns anos atrás um jornalista francês do Le Monde entrevistou casais que foram vítimas de sequestros. Notou alta incidência de divórcio entre eles. Durante o aterrorizante episódio viram o seu companheiro ou companheira sob uma nova luz. Ante o perigo, cada um revelou uma face desconhecida para o outro cônjuge. Possuir duas faces, ambas verdadeiras, não é novidade: o mês de janeiro já foi representado por uma figura de duas faces, o deus Jano das mitologias romana e etrusca (do latim Janus ou Ianus).
Jano era o porteiro celestial, simbolizando os términos e os começos, o passado e o futuro, o dualismo relativo de todas as coisas, sendo absoluta somente à sua divindade. Na vida normal, uma ou outra face aparece, de acordo com as circunstâncias. Se não fosse a ousadia dos sequestradores, a outra face permaneceria oculta ao cônjuge. Durante o período do sequestro seu par, que aparentava ser um dinâmico homem de negócio, exibia covardia, egoísmo, preocupação apenas em sobreviver. A esposa, que era a encarnação da bondade, transforma-se em megera ou até em prostituta.
A maioria dos pares desconhecia o caráter da outra face, sempre escondida da sua outra metade. Infelizmente é muito difícil discernir de antemão, no cotidiano, os sinais e sintomas dessa dicotomia de caráter. A maioria desses casais que se separaram após o sequestro jamais havia ponderado uma separação.
A conduta humana é imprevisível diante da adversidade. A adversidade desperta em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas. Os que não creem em alma (consciência, mente), dizem que o ser humano possui duas almas, uma boa e outra má. Quando uma acorda a outra adormece. O verdadeiro contorno de uma pessoa não é como ela se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como se demonstra em momentos e ocasiões adversas. O deus Jano, há quase dois mil anos, já exprimia com perfeição essa dualidade.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog