sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Luto oficial da UFC pelo falecimento do Prof. Ronaldo Ribeiro


Reitor decreta luto oficial pelo falecimento do Prof. Ronaldo Ribeiro
A Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento do Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, 59 anos, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina, na madrugada desta quinta-feira (1º), em Águas de Lindóia (SP), onde participava de um congresso científico.
O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, decretou luto oficial de três dias. "O desaparecimento do Prof. Ronaldo Ribeiro representa uma perda irreparável para nossa Universidade – além de sua atividade de pesquisador, que exerceu com invulgar brilhantismo, Ronaldo foi extremamente dedicado na formação de estudantes de graduação e pós-graduação e fez escola, deixando um grande número de discípulos. Como médico oncologista, destacou-se pela competência, carinho e compaixão, que eram características do seu processo de cuidar", disse o Reitor. Tanto a Diretoria da Faculdade de Medicina como o Departamento de Fisiologia lançaram notas de pesar.
O Prof. Ronaldo Ribeiro era um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de Oncologia, tendo sido um dos pioneiros na pesquisa dos efeitos colaterais da quimio e radioterapia. Também tinha atuação destacada em pesquisas na área de dor e inflamação.
Atualmente, era pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Professor Titular da Farmacologia e professor e médico do Hospital Haroldo Juaçaba, do Instituto do Câncer do Ceará, tendo ocupado o cargo de Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC.
O velório será realizado a partir das 6h desta sexta-feira (2), na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota). No mesmo local, a missa de corpo presente será às 14h. O sepultamento está marcado para as 16h no Cemitério Parque da Paz (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 4.454, Passaré).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog