quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Falecimento do Professor Ronaldo de Albuquerque Ribeiro


É com indizível pesar que anuncio o súbito falecimento do Prof. Dr. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, expoente da medicina cearense, com notáveis contribuições na Oncologia e na Farmacologia, na noite de ontem, dia 30/09/2015.
Nasceu Ronaldo Ribeiro em Fortaleza em 15/08/1956 e deixa quatro filhos. O óbito ocorreu em Águas de Lindoia-SP, quando ele se encontrava participando do Congresso da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. O seu corpo será trasladado para Fortaleza, onde será sepultado.
Era Pesquisador 1A do CNPq, há muitos anos, com uma larga trajetória acadêmica e vasta produção científica, que superava a marca de duzentos artigos publicados, a maioria deles em periódicos de alto impacto, e da qual resultaram várias premiações e distinções.
Possuía graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1980), especialização em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal do Ceará (1986), treinamento em Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Ceará e Hospital Batista Memorial (1981-1983), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1991).
Atualmente, era Professor Titular concursado de Farmacologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Professor e Médico Oncologista Clínico do Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
Como área de atuação de pesquisa, tinha experiência em Farmacologia do Câncer e do Processo Inflamatório, com ênfase na patogênese das lesões teciduais induzidas pela quimioterapia e radioterapia do câncer.
Ultimamente, vinha participando ativamente como pesquisador em vários ensaios clínicos multicêntricos internacionais (fases I, II e III) com novos fármacos antineoplásicos e em estudos de toxicidade e qualidade de vida com estes fármacos.
Atualmente, coordenava o Núcleo de Estudos da Toxicidade do Tratamento Oncológico (NETTO), apoiado pelo PRONEX, e era coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do Instituto do Câncer do Ceará, integrando o quadro docente do DINTER em Oncologia, realizado em parceria com o Hospital A.C. Camargo.
(texto baseado no resumo do CV Lattes elaborado por Ronaldo Ribeiro).
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor do PPSAC-UECE e médico do ICC

 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog