sexta-feira, 30 de outubro de 2015

INSTALAÇÃO E POSSE DA ACADEMIA CEARENSE DE MÉDICOS ESCRITORES

Ac. Marcelo Gurgel e seu tio Edmar Gurgel
Em noite de gala, ocorrida no Salão Nobre do Ideal Clube, deu-se ontem (29/10/2015) a instalação da ACADEMIA CEARENSE DE MÉDICOS ESCRITORES (ACEMES), que congrega médicos escritores nascidos no Ceará, tendo por patronos médicos escritores cearenses, dispondo estatutariamente de 40 (quarenta) cadeiras.
A abertura dos trabalhos foi feita pela cerimonialista Norma Zélia, que passou a responsabilidade de condução da sessão solene ao Dr. Lúcio Alcântara, a quem coube dar posse à primeira diretoria da ACEMES, que tem por presidente, unanimemente escolhido por seus pares, o poeta anestesiologista José Telles da Silva, que, em seguida, assumiu a presidência da mesa de honra, dando seguimento à solenidade.
Após a posse dos acadêmicos que compõem a presente diretoria, o Ac. José Telles convocou, um a um e por ordem alfabética dos nomes literários, os acadêmicos acompanhado de suas respectivas madrinhas para a posse, envolvendo colocação do colar e medalha acadêmica e o recebimento do diploma de posse.
A Academia Cearense de Médicos Escritores tem por patrono o Dr. Airton Monte, cronista, poeta e contista, cuja produção literária muito honrou as letras do Ceará, e por presidente de Honra o intelectual Pedro Henrique Saraiva Leão. Entre os 32 acadêmicos fundadores recém-empossados, quase todos membros da Sobrames/CE, figuram nomes da maior expressão, integrantes de outros sodalício, como a Academia Cearense de Medicina  e a Academia Cearense de Letras. O ponto alto da solenidade foram os pronunciamentos dos discursos do Ac. Fernando Siqueira Pinheiro, como representante dos acadêmicos da novel entidade cultural, e o do Ac. José Telles da Silva, encerrando a efeméride, ensejando a oferta de um bem cuidado serviço de coquetel ao grande número de presentes.
Em nosso caso particular, fui empossado da cadeira 24, patroneada pelo médico, professor e escritor Eilson Goes de Oliveira.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACEMES – Cadeira 24
 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog