quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A HISTÓRIA SE REPETE

Por Sofia Lerche Vieira (*)

As tropas americanas concluíram sua atabalhoada retirada do Afeganistão. Deixaram para trás um rastro de violência e morte. As imagens do drama suscitado pela tomada de Cabul e suas trágicas consequências hão de permanecer na memória coletiva dos obscuros e incertos tempos que atravessamos.

Para além do fato em si, o que se viu remete a formas de organização social que não se enquadram nos padrões das civilizações que têm dominado o mundo.

Conhecido como "cemitério de impérios", desde tempos imemoriais, o Afeganistão tem sido palco de sangrentos conflitos. As inúmeras etnias, suas peculiaridades e domínios desafiam uma compreensão do território, tal como se apresenta aos "povos civilizados". Suas fronteiras são artificiais; a interferência externa, um fato (#BdfEntrevista #RedeTVT #ArleneClemesha).

Dominados, se insurgem contra dominadores. E deles fazem troça. Imagens diversas de antes e depois da retirada, mostram uma apropriação material e simbólica dos milionários equipamentos militares abandonados e "desabilitados" pelos americanos. Enquanto uma facção ocupa o país desfilando com as armas dos invasores, outros grupos aprofundam o terror. E já não se sabe quem é o inimigo.

A ação dos talibãs e outros grupos extremistas, de algum modo remete às táticas de guerrilha dos povos lusitanos contra a expansão de Roma na Hispânia em meados do século XX a.C. Foi então que, sob a liderança de Viriato (181 a.C. - 139 a.C.), os habitantes do território sudoeste da Península Ibérica desafiaram as tropas romanas, causando significativas baixas em seus exércitos.

Quem hoje percorre certos sítios arqueológicos da Espanha há de observar que as lendas sobre os valores de luta pela liberdade política de Viriato permanecem vivas.

O desafio geopolítico do Afeganistão requer uma compreensão histórica para além dos manuais de guerra tradicional. Para o mundo, mais uma vez, fica a lição de que "a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa" como, em 1852, escreveu Marx em O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Qualquer semelhança com o Vietnã não é coincidência.

(*) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece e consultora da FGV-RJ.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/09/21. Opinião, p.26.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog