quarta-feira, 6 de outubro de 2021

FAMÍLIA, SEMENTEIRA DE VOCAÇÕES

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Todos nós temos uma vocação. A primeira a qual somos chamados é a da vida. Pode parecer estranho, mas viver e nos desenvolver como seres humanos é uma vocação. A outra comum a todos é a santidade. O batismo nos chama a viver como Cristo e nos confere Sua tríplice missão de sermos sacerdotes, profetas e reis. Como ensina o Catecismo da Igreja Católica: "O batismo nos faz membros do Corpo de Cristo… "pedras vivas para a edificação dum edifício espiritual, para um sacerdócio santo" (I Pd 2, 5). Pelo Batismo, participam no sacerdócio de Cristo, na sua missão profética e real, a "raça eleita, sacerdócio de reis, nação santa, povo que Deus tornou seu"… (1Pd 2, 9). O batismo confere a participação no sacerdócio comum dos fiéis (CIC 1268).

Depois vem as vocações específicas que celebramos a cada domingo do mês de agosto: 1º Domingo vocação sacerdotal - Dia do Padre, 2º Domingo vocação familiar - Dia dos Pais, 3º Domingo vocação religiosa - Dia do Religioso(a), e no 4º Domingo vocação leiga - Dia do Leigo e Dia do Catequista. Quando no ano, o mês de agosto possui cinco domingos, o Dia do Catequista é celebrado no 5º Domingo.

Todas essas vocações são importantes, pois nos indicam a missão que Deus tem para cada um de nós e o modo concreto de viver e manifestar Seu amor na Igreja e no mundo.

Destaco em especial a vocação familiar, pois estamos vivendo o Ano "Família Amoris Laetitia", inaugurado pelo Papa Francisco em 19 de março, Dia de São José, e que se estenderá até 26 de junho de 2022, quando acontecerá o 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma.

A experiência da pandemia trouxe para as famílias situações inusitadas, pois os lares tiveram que se adaptar para servirem de escritórios, salas de aula, parquinho de diversões, etc. Porém, destacou o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços entre as famílias, que fazem da Igreja uma "família de famílias" (AL 87).

A família é a sementeira de vocações. Nela se forma a personalidade e a consciência vocacional dos filhos e filhas. As famílias têm a missão de educá-los para uma autêntica vida cristã. Como disse São João Paulo II, "os pais servirão verdadeiramente a vida dos seus filhos, se os ajudarem a fazer da própria existência um dom, respeitando as suas escolhas maduras e promovendo com alegria cada vocação, mesmo a vocação religiosa e sacerdotal".

Que nossas famílias possam transformar seus lares numa autêntica "Igreja Doméstica"!

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 14/8/2021. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog