sábado, 30 de outubro de 2021

ROBERTO MISICI: uma dádiva milanesa à terra da luz

 

Roberto Misici nasceu em Milão-Itália em 21/04/1947, filho de Emidio Misici e Letizia Albertina Bottelli Misici, sendo naturalizado cidadão brasileiro desde 1970.

Veio para o Brasil com seus pais, aos 8 anos de idade, se radicando em Fortaleza, onde concluiu o curso primário no antigo “Colégio Externato Cristo Rei”, o atual Colégio Santo Inácio, dirigido pelos padres jesuítas. Realizou o Ginasial e o Científico no Colégio Cearense Sagrado Coração, tradicional estabelecimento de ensino confessional mantido pela irmandade marista, em Fortaleza-Ceará, que o dotou de primorosa educação católica.

Ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1966, concluindo-o seis anos depois em 1971. Paralelemente à grade curricular da Faculdade de Medicina, na vida universitária, dedicou parte de seu tempo acadêmico participando de cursos, estágios de aperfeiçoamento e alguns congressos para estudantes de Medicina.

Após a sua formatura em Medicina, foi para o Rio de Janeiro, onde cumpriu Residência Médica em Cirurgia Geral, na Clínica São Vicente, e em Coloproctologia, no Hospital Miguel Couto, e cursou a Especialização em Medicina Desportiva (UFRJ), Depois da sua permanência no Rio, viajou para Turim-Itália, obtendo a especialização em Coloproctologia-Colonoscopia no Ospedale Maggiore di San Giovanni Battista; de volta ao Ceará, cursou a Especialização em Medicina do Trabalho na UFC.

Possui também: Título de Especialista em Coloproctologia, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP); Qualificação de Especialista em Proctologia e em Cirurgia Geral, pelo CFM; Habilitação em Video-Colonoscopia, pela SBCP e SBED; (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva); Título de Especialista em Cirurgia Geral, pelo CBC; Habilitação e qualificação em Ultrassom Anoretal, pela SBCP; e mestre em “Educação em Saúde” pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Pertenceu ao Staff do Serviço de Proctologia da Santa Casa de Misericórdia”, de 1974 a 1986, e docente da Unifor, de 1974 a 1992, e da Faculdade Integrada do Ceará – FIC, de 2001 a 2015. Exerce a Coloproctologia, em seu concorrido consultório particular, desde 1974.

Foi fundador do Istituto di Cultura Italiana di Fortaleza (ICIF) em 1998 e Vice-Cônsul Honorário da Itália, em Fortaleza-Ceará, de 1997 a 2015 e a partir desta data até o ano de 2018 foi promovido pela Embaixada da Itália a Cônsul Honorário.

Participante ativo dos eventos realizados pela Academia Cearense de Medicina (ACM), mesmo antes de sua eleição, Roberto Misici ingressou nesse sodalício em 11/04/2014, sendo saudado pelo Acad. Sérgio Gomes de Matos. Ocupa a cadeira 2, patroneada por Moura Brasil, que teve por fundador o Acad. Walter Bezerra Sá, considerado o primeiro proctologista do Ceará.

Em seus sete anos de imortal da ACM, o acadêmico Roberto Misici revelou-se um operante confrade, sempre assíduo em reuniões ordinárias ou extraordinárias, e disponível ao atendimento das demandas do nosso silogeu.

O livro “Da Milano a Fortaleza” enfeixa a produção intelectual de Roberto Misici, mormente aquela relacionada à nossa confraria médica, e em grande parte publicada sob os auspícios da ACM.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Titular da cadeira 18 da ACM

*Publicado In: Jornal do médico digital, 2(18): 64-66, outubro de 2021.

RD-Outubro-2021-app.pdf (jornaldomedico.com.br)


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog